Dino

Levantamento indica crescimento de 30% no mercado de portaria remota

São Paulo 7/12/2020 –

Serviço de portaria remota vem ganhando espaço em condomínios residenciais e empresas

Os serviços de portaria remota estão se tornando uma realidade em inúmeros condomínios residenciais e empresas dos mais diversos setores. Empreendimentos passaram a investir na tecnologia visando segurança patrimonial e física de moradores, visitantes e funcionários. Para 22,7% das empresas, a expectativa de crescimento do setor é de mais de 30% para o próximo ano.

Uma coleta de dados feita pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) levou em consideração empresas que prestam serviço de portaria remota de todas as partes do Brasil. Foi constatado que a instalação e gerenciamento de portarias já alcançou o patamar de 20% das vendas para quase 70% dos entrevistados. Além disso, mais de 10% das empresas estão trabalhando apenas com a oferta desse tipo de serviço.

Empresas de serviço de portaria remota crescem e superam desafios

A maioria das empresas (mais de 76%) ainda está superando desafios para incorporação dessa nova tecnologia em condomínios residenciais. Além disso, questionamentos diversos ainda surgem, principalmente por se tratar de um serviço relativamente novo para a maioria dos consumidores.

É preciso, no entanto, existir diálogo para que tais dúvidas sejam resolvidas e, finalmente, seja realizada a incorporação do serviço de portaria remota. Uma vez que o sistema já se encontra instalado, fica fácil perceber o quanto a central de monitoramento é capaz de acompanhar a rotina do condomínio e exercer o controle de acesso e saída por funcionários e visitantes. A central também faz o armazenamento de imagens e arquivos de áudio, caso seja preciso revisar algum evento.

Serviço de portaria remota promove requalificação de profissionais

Há uma discussão em torno do potencial desemprego que o serviço de portaria remota pode causar, em razão dos profissionais (porteiros) que temem perder os cargos. A pesquisa feita pela Abese afirma que 34,5% dos negócios que prestam serviço de portaria remota já aplicam treinamentos e requalificação de porteiros para área de assistência, manutenção, atendimento, operação remota, segurança ou mesmo para trabalhar em portarias híbridas, ou seja, parte controlada por porteiro, parte por central de monitoramento.

A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança ainda afirma que “entende que as portarias remotas têm gerado novas oportunidades de emprego e aprendizado aos profissionais dos condomínios. Muitas empresas do setor de segurança eletrônica têm contratado porteiros para trabalharem em centrais de videomonitoramento, além de outras ofertas de trabalho para atividades pertinentes ao atendimento, ao monitoramento externo, instalações de sistemas, desenvolvimento de softwares, dentre outras funções”.

Regiões Sudeste e Sul são as que mais investem em serviço de portaria remota

De acordo com a pesquisa da mesma Associação, as regiões Sudeste e Sul são as que mais concentram o serviço de portaria remota: São Paulo lidera em negócios do setor, com 43,5%; logo a seguir, está o Paraná, com 13%; o Rio Grande do Sul apresenta 9,2%; Rio de Janeiro concentra 8,4% do serviço; por fim, Minas Gerais detém 7,6% dos investimentos.

Serviço de portaria remota tem se incorporado à cultura de condomínios e empresas

O serviço de portaria remota tem sido visto como uma solução por condomínios e estabelecimentos. Tal conjuntura desdobra-se em uma incorporação desse tipo de serviço por meio de empresas de segurança, como é o caso da Generall, que oferece o serviço de portaria remota, além de outras facilities.

Website: http://portariaremotagenerall.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.