Comportamento Cultura Ondas do Bem

Arte Urbana

Eduardo Kobra ‘finaliza’ mural no Minhocão

O muralista brasileiro terminou seu primeiro mural na região do Minhocão, em São Paulo. O trabalho, com 33 metros de altura por sete metros de largura, na empena de um prédio situado à rua Traipu, nº. 50, foi concluído no dia 15 de novembro. De acordo com o artista é a mais autobiográfica de todas as suas obras.

“O mural é inspirado em um momento muito difícil para mim, que começou a ser superado quando senti a mão de Deus. Foi algo que me ajudou e que me ampara até hoje”, diz. Kobra.
“Serve para todas as pessoas, de qualquer fé, que passam por dificuldades como depressão, solidão, dificuldades econômicas, bebidas e drogas”. E complementa: “espero que nesses tempos de pandemia e mesmo depois que tudo isso terminar, o mural também inspire as pessoas a resgatarem a bondade e serem mais acolhedoras e solidárias umas com as outras”.

Kobra conta ainda voltará ao mural nos próximos dias para fazer alguns retoques. “Em muitos dos meus murais, mesmo depois de prontos, passo para observar se há algum detalhe para a ser aperfeiçoado. E, claro, sempre tem algo mais a ser trabalhado”, revela.  

O artista tem obras no Brasil e em vários outros países, com expressivo reconhecimento no mundo das artes. Os projetos visuais do Kobra proporcionam uma experiência visual impactante.

Os murais de Kobra estão em cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros – como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista paulistano busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto.  Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em Nova York.

Kobra costuma dizer que o que o comove de verdade é descobrir alguém que para no meio da correria da cidade para observar, mesmo que por um minuto, os detalhes dessa obra.

Fonte: Gontof Comunicação/ Fotos: Ricardo Cyrillo e Felipe Del Valle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.