Dino

Qualidade e segurança alimentar: por que escolher cafés certificados pela ABIC?

Rio de Janeiro 15/10/2020 – A ABIC busca transformar a indústria cafeeira, gerar credibilidade ao produto, transmitir conhecimento para o público e estimular o consumo do café de qualidade

Desenvolvidos pela Associação, os programas de certificação atestam a pureza e a qualidade do produto, garantindo confiança para o consumidor

O café é um item essencial na mesa de todos os brasileiros, seja para dar energia na parte da manhã ou concentração no final da tarde. Porém, é necessário ter cuidado na hora de escolher a marca que será consumida. Durante o processo de colheita dos frutos, impurezas como cascas, pedaços de folhas e sujeiras podem se juntar ao grão, e é necessário um controle rigoroso na aquisição da matéria-prima e na industrialização para não comprometer a qualidade final da bebida.

Com o intuito de garantir respeito e confiança para o consumidor e, ainda, valorizar o trabalho de empresas comprometidas com a qualidade do produto final, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou os Selos de Certificação.

O primeiro, desenvolvido em 1989, foi o Selo de Pureza, que atesta se a mercadoria é pura, sem impurezas ou adulterações, oferecendo segurança alimentar e impedindo irregularidades. Em 2004, foi lançado o Selo de Qualidade, responsável por certificar a categoria de qualidade do café, assim como a consistência do produto final através de uma metodologia de análise sensorial, que classifica os cafés em quatro categorias de qualidade: Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Outra importante iniciativa da ABIC é o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, que valida produtos que utilizam cafés de fazendas certificadas quanto a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Garantindo rastreabilidade desde a produção até a industrialização, auditando as marcas quanto às boas práticas sustentáveis. Além disso, a Associação também desenvolveu o Programa de Certificação de Cápsula, que verifica a intensidade da bebida, e o Programa Círculo do Café de Qualidade, que certifica casas de café, cafeterias e pontos de café.

Reconhecimento internacional

A ABIC é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu pioneirismo em programas de certificação. Antes de serem implementados, mais de 30% das marcas analisadas burlavam a legislação ou continham impurezas além do limite de tolerância permitido. Atualmente, menos de 5% são impuras ou adulteradas, e elas representam apenas 1% do volume comercializado no mercado interno.

“O objetivo da ABIC é transformar a indústria cafeeira, gerar credibilidade ao produto, transmitir conhecimento para o público e estimular o consumo do café de qualidade. Os excelentes resultados obtidos com os Selos de Certificação são uma demonstração clara de que exercer a autorregulamentação é vantajoso. Para o consumidor, é importante pois viabiliza segurança alimentar. Já para as marcas, ele atesta a qualidade e a seriedade do trabalho. Toda a cadeia sai ganhando”, afirma Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC.

Segurança Alimentar

Ao comprar cafés que não possuem o selo de certificação da ABIC, o consumidor coloca a sua saúde em risco. Algumas empresas o fraudam adicionando outros produtos à sua composição, antes do processo de torrefação. O pó, resultante da moagem do grão, possui cor e textura que torna imperceptível o reconhecimento de impurezas, detectadas apenas com aparelhos e métodos especiais. Escolher cafés com certificação significa consumir uma bebida sem nenhum tipo de adulteração.

Para que irregularidades desse tipo sejam evitadas, é necessário que os supermercados e estabelecimentos comerciais também adiram a esse sistema de controle. Os consumidores não correrão o risco de comprar cafés impuros se esses produtos não estiverem dispostos nas gôndolas.

Responsabilidade e controle

Para manter um monitoramento rígido sobre as marcas associadas, a ABIC realiza mais de 5.000 análises por ano. As amostras são coletadas nos pontos de venda por auditores independentes, codificadas e analisadas em laboratórios credenciados, garantindo total isenção do processo. Os programas só certificam produtos que estejam de acordo com os parâmetros exigidos.

As empresas associadas que tiverem seus cafés detectados como impuros sofrem processos administrativos, com penalidades que chegam à exclusão do quadro social. No caso de empresas não associadas, são enviadas as informações sobre as irregularidades para os órgãos competentes, como Ministérios Públicos, Anvisa e PROCON.

ABICAFÉ: atestando a qualidade antes do primeiro gole

O aplicativo ABICAFÉ, desenvolvido pela ABIC, permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra justamente para saber se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende os padrões exigidos de pureza e qualidade. Ele já está disponível nas plataformas Android e IOS. Através da tecnologia, é possível conhecer os programas de certificação da entidade e ter acesso às informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo.

Website: https://www.abic.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.