Uso Público em Área Protegidas

Unesp lança e-book “Uso Público em Áreas Protegidas”

O livro do Professor Dr. Davis Gruber Sansolo é resultado de uma pesquisa sobre uso público em unidades de conservação (UC), realizada pelo Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro (LAPLAN), sediado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Litoral Paulista.

O estudo estimulou, em 2017, a realização do I Encontro sobre Uso Público em Unidades de Conservação. Diversos trabalhos e palestras foram apresentados; alguns deles participam desta obra.

Para baixar a obra em formato e-book clique aqui

A obra apresenta questionamentos como: Qual a finalidade do programa de uso público em uma unidade de conservação?

Os parques têm como um dos principais motivos de sua existência a promoção da educação ambiental e da visitação pública em uma UC. Tal finalidade lhes confere a função relacional entre o bem comum, como valor da natureza e sua dinâmica conservada, e os diversos sujeitos que se relacionam com esses territórios protegidos.

A conservação da natureza é um direito de todos, mas, para que todos tenham esse direito, é necessário compreender os significados que a sociedade confere a esses territórios. E esse é, portanto, o principal papel do programa de uso público de uma unidade de conservação.

São temas como esses que são abordados, na formação dos alunos do bacharelado em Biociências do Campus Litoral Paulista em especial na habilitação em Gerenciamento Costeiro

A pesquisa, o evento e a organização do livro contaram com a participação intensiva dos alunos envolvidos com o LAPLAN. Inclusive a capa do livro tem uma ilustração que produção da ex-aluna Bianca Almeida, da licenciatura em biologia.

Fontes: Unesp/ProfºDr. Davis Gruber Sansolo

Educação AmbientalUnidades de ConservaçãoUso de áreas de preservação