Política

Eleições 2020 São Paulo

Matarazzo quer ampliar parcerias com igrejas para cuidar de moradores de rua, idosos e crianças

No dia 10 de outubro, o candidato a prefeito da cidade de São Paulo Andrea Matarazzo (PSD) foi ao bairro do Bixiga, onde visitou a Paróquia Nossa Senhora Achiropita, tradicional congregação localizada no bairro e que há 94 anos realiza festa anual em homenagem à santa. Matarazzo foi recebido pelo padre Edson Teixeira de Lima, diretor financeiro das obras sociais da congregação. O vigário apresentou ao candidato as ações da igreja no atendimento à população de rua, crianças, idosos e dependentes químicos. Matarazzo disse que pretende ampliar o papel das igrejas no trabalho de acolhimento social e educacional da cidade.

“Quase todas as igrejas das diversas denominações fazem este trabalho (social) mas não têm fôlego para fazer em grandes dimensões. Elas têm os espaços físicos capilarizados pela cidade, e têm a mão de obra. A prefeitura tem o recurso e teria a política pública. Portanto, é uma parceria que funcionaria perfeitamente”, afirmou o candidato.

Teixeira contou sobre os atendimentos da Paróquia, realizado através de parcerias com o poder público e de empresas privadas: a Casa Dom Orione gerencia cerca de 190 atendimentos diários a moradores de rua, com oferta de café da manhã, almoço e espaço para banho. As crianças e jovens contam com o Centro Educacional Dom Orione, que atende com atividades diversas a 360 estudantes no horário do contraturno escolar; creche que recebe diariamente 180 crianças de até cinco anos de idade; o núcleo do idoso oferece lazer, oficinas e ginástica a cerca de 80 idosos. Além disso, a congregação também realiza atendimentos a dependência em drogas e álcool.

Matarazzo acredita que o trabalho como o da Nossa Senhora Achiropita deve ter mais apoio da Prefeitura, e pode ser replicado para toda a cidade no atendimento a moradores de rua, crianças, jovens e população idosa. Com relação a atividades voltadas à terceira idade, o candidato deu exemplo de modelos que conheceu na Itália: “Para uma cidade como São Paulo, em que a população está envelhecendo, a gente pode pegar experiências bem-sucedidas, que são os chamados clube-dia. Entidades como a Dom Orione, que têm o espaço, pode receber os idosos, que ficam lá o dia todo – têm atividade intelectual, atividade esportiva, de lazer. Portanto, para famílias que não podem deixar seus idosos sozinhos, isso é uma solução que dá dignidade, ocupação, valoriza o idoso e ao mesmo tempo permite que família trabalhe.”

Já para jovens e crianças em idade escolar, Matarazzo voltou a falar em uma formação integral, em que as crianças vão da escola diretamente a equipamentos municipais de cultura e esporte. Estas atividades no contraturno, no modelo como é feito pela Paróquia Nossa Senhora Achiropita, também pode ser implantado em outros bairros por igrejas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.