Vazamento entre apartamentos: afinal, quem paga a conta?

São Paulo 10/9/2020 – Nesta hora é que surge o profissional de Caça Vazamentos, que encontra o problema do vazamento e determina onde iniciou o problema, evitando desgaste entre os m

Manchas e infiltrações revelam vazamentos que podem comprometer apartamentos, inclusive dos vizinhos. Em condomínios é muito comum que com o tempo apareçam algum desses problemas, e é necessário que os moradores envolvidos conversem e resolvam a situação.

Manchas e infiltrações revelam vazamentos que podem comprometer apartamentos, inclusive dos vizinhos. Em condomínios é muito comum que com o tempo apareçam algum desses problemas, e é necessário que os moradores envolvidos conversem e resolvam a situação amigavelmente, envolvendo também a administração do prédio.

Mas afinal, quem paga a conta? Eis uma das questões que pode causar conflitos e precisa ser analisada com cuidado para que ninguém pague além do devido, causando brigas desnecessárias. 

Nesta hora é que surge o profissional de Caça Vazamentos, que encontra o problema do vazamento e determina onde iniciou o problema, evitando desgaste entre os moradores e auxiliando na solução. 

Este conteúdo trata de como acontecem vazamentos entre apartamentos, o que a lei diz quanto as obrigatoriedades dos moradores e quem paga a conta final e acionando os melhores profissionais para solução do problema com vazamentos em condomínios. 

Vazamento entre apartamentos

Começa muitas vezes de forma discreta, algo que à primeira vista não é possível perceber, mas com o tempo, manchas e infiltrações começam a persistir e a umidade se torna evidente, revelando um vazamento.

Vazamentos de água podem ocorrer em qualquer lugar, mas no caso de apartamentos a situação pode ser um pouco mais séria, já que pode envolver mais de um morador, se não, um prédio todo.

Os vazamentos podem ser internos, quando acontecem nos ramais das tubulações que se destinam aos apartamentos e que se encontram em banheiros, na cozinha e lavanderia por exemplo, ou externos, quando o vazamento se localiza na tubulação principal que alimenta o apartamento entre os outros vizinhos.

Vazamentos de água dão alguns sinais como:

  • Manchas amareladas e escuras– As manchas no início do problema são mais claras e ficam escuras quando o vazamento permanece por mais tempo, já que começa o aparecimento de mofo e bolor;
  • Paredes úmidas– Ao tocar no local da infiltração, é possível perceber que a área está sempre úmida e quando o vazamento é intenso, a parede fica visivelmente molhada;
  • Pintura com bolhas– Por mais que passe uma demão de tinta, as bolhas sempre irão surgir pois o local possui uma infiltração. Em tintas mais antigas, começa a descascar e cair;
  • Azulejos e rodapés soltando– Em banheiros e cozinhas, é comum que os revestimentos comecem a se soltar por conta da umidade persistente.   

Percebendo mudanças no apartamento, seja no teto, no piso ou nas paredes, o sindico deve ser acionado para uma inspeção e determinar de onde vem o problema. Outra questão e que gera mais conflitos é saber de qual apartamento o vazamento surgiu e quem irá pagar a conta. 

O que a lei estabelece de direitos e deveres de condôminos

Primeiro, é preciso determinar de onde está vindo o vazamento, onde ele começou para então saber quem vai pagar os custos com o conserto. O código civil brasileiro não possui uma lei específica para esse tipo de problema, mas possui artigos que abrangem essa questão e dão um entendimento melhor sobre os direitos e deveres do condomínio e condôminos.

O Artigo 1.331 por exemplo, estabelece que existem algumas áreas que são de bem comum com todos moradores, e outras que são particulares. Por exemplo, áreas de lazer, de distribuição e de acesso ao logradouro público envolve a todos, enquanto o particular se refere a vagas demarcadas e o próprio apartamento do morador.

Já o artigo 1.336 determina a divisão de custos para consertos e obras no condomínio ou entre apartamentos, como é o caso de um vazamento de água. O condomínio deve fazer uso da fração ideal, ou seja, retirar parte da taxa do condomínio, para o conserto e sanar problemas no prédio, principalmente se o problema for relacionado a todos e não somente a alguns moradores. 

O artigo 1.348 por exemplo, já determina a responsabilidade do síndico em tomar a frente para conservação do condomínio e, portanto, este deve orientar e guiar todo processo do início ao fim para solução do problema, sendo cabível de multa ou penas legais quando não faz sua obrigação da maneira como a lei determina. 

Outra lei que é preciso ter uma atenção especial é quando o apartamento é alugado. A Lei do Inquilinato, nº 8.245/91, possui algumas regras que devem ser cumpridas como por exemplo, quando o problema iniciou no apartamento por conta de desgaste na estrutura e causou problemas no apartamento vizinho, é o proprietário que deve pagar os custos. 

Agora, se o inquilino fez alguma reforma com ou sem o consentimento do proprietário e gerou um vazamento que passou para o vizinho, é o inquilino que deve se responsabilizar, segundo o artigo 23 da mesma lei, inciso V.

Mas afinal, quem paga a conta?

Para descobrir quem tem que se responsabilizar pelo conserto, é necessário chamar um profissional de Caça Vazamentos, que irá fazer uma varredura em todas tubulações, sejam verticais e horizontais, externas e internas, usando equipamentos de tecnologia e qualidade, que conseguem analisar onde originou o vazamento e sua extensão.

Se o vazamento se dá nas tubulações verticais, ou seja, aquelas que faz parte da rede de distribuição de água e esgoto, é obrigação do condomínio pagar o conserto, retirando o fundo da fração ideal e contida na taxa do condomínio, a não ser que os condôminos decidam por outra medida que deve ser definida em reunião geral. 

Já no caso de um vazamento nos ramais que alimentam os apartamentos individualmente, é obrigação do proprietário do imóvel fazer o reparo e arcar com os custos. 

Se tiver inquilino, é preciso saber se este morador possa ter ocasionado o problema, sendo ele que pagará pelos custos. Caso contrário, é o proprietário que deve pagar tudo, inclusive dos vizinhos se a infiltração passou para outras áreas. 

Caça Vazamentos

A única solução para resolver vazamentos de água em apartamentos é contando com uma Empresa Caça Vazamentos, profissional que utiliza a tecnologia em prol da descoberta de vazamentos de água de forma rápida e o melhor, sem quebra-quebra, dando muito mais tranquilidade aos moradores.

A Rei Caça Vazamentos é uma empresa especializada em serviços de Caça Vazamentos, possuindo os melhores profissionais e recursos do Mercado, para encontrar qualquer tipo de vazamentos em condomínios e apartamentos e tudo de forma rápida, com preço acessível e qualidade superior, dando a síndicos e condôminos, muito mais segurança e credibilidade de uma empresa pioneira e de alta performance em vazamentos na região. 

Website: https://reicacavazamentos.com.br/