Gestão de Negócios

Startup de Poa/RS cria plataforma para gestão de espaços corporativos

A Inventsys seleciona empresas com até 20 posições de trabalho que desejam testar gratuitamente o DESKO.

O paradigma segundo o qual a contratação de um colaborador requer a  implementação de uma estação de trabalho dentro das dependências da empresa já estava mudando com a tendência cada vez mais forte do home office. Mas os problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus só fizeram acelerar esse processo.

A nova forma de trabalho vai proporcionar que as empresas diminuam suas estruturas físicas, tornando-as ainda mais compartilhadas. O desafio passa a ser, portanto, gerir horas de trabalho de seus colaboradores na sede da empresa, cuja estrutura tende a ser mais utilizada em forma de revezamento.

E é com base nessa nova realidade que uma starup de Porto Alegre, a Inventsys, criou a plataforma DESKO Workspace Management. Inovadora e única do País, permite às organizações mapear suas posições de trabalho e salas compartilhadas, possibilitando que seus colaboradores reservem espaços, similar à escolha de assentos em uma aeronave, por exemplo. 

A Inventsys já levou seu produto de gestão de ativos e manutenção para a Suíça, onde já conta com 35 clientes e investimento de 2 milhões de Francos suíços.

“É o primeiro passo para empresas que entenderam que não precisam necessariamente ampliar seus escritórios à medida que contratam mais profissionais. Visualizaram a possibilidade de diminuir suas estruturas, economizar e operar em um modelo compartilhado, com parte dos colaboradores ou todos em home office”, explica o CEO da Inventsys, Mário Verdi. 

Como funciona

De forma bem simples e intuitiva, com a plataforma DESKO o gestor carrega as plantas baixas do escritório e mapeia as posições, inserindo informações como capacidade, número de salas e equipamentos disponíveis. O colaborador, então, pode acessar o aplicativo via mobile ou desktop e fazer sua reserva com base em diferentes critérios. 

Com a reserva feita, é necessário realizar um check in no local com tolerância de 15 minutos para evitar a baixa da reserva e liberação do uso para outras pessoas. 

O DESKO resolve até um problema comum nos espaços corporativas: a temperatura do ar condicionado. Com a plataforma, é possível mapear zonas com temperaturas diferentes, como moderada (23ºC) ou resfriada (18ºC), possibilitando aos usuários escolher os locais com base nestes critérios.

É possível, também, escolher uma sala de reunião com base em critérios como capacidade ou com relação às características: sala com máquina de café e equipamento de videoconferência e já enviar uma permissão de entrada para os convidados externos, resolvendo a espera em filas na recepção e evitando aglomerações. 

Empresas como Raízen, CVC, iFood, Sumup e Mosaic Fertilizantes já utilizam o DESKO. Mais empresas devem apostar no plataforma, segundo o CEO da Inventsys, Mário Verdi, principalmente após o pico do novo coronavírus, quando empresas terão que readequar seus espaços, proporcionando distanciamento entre colaboradores e eliminando estações de trabalho como forma de prevenção.

“Quando o pico da pandemia passar as empresas necessitarão dessa gestão. Nem todos os colaboradores poderão voltar. Mas mais do que isso, o DESKO é uma forma fácil de gerir o novo normal. As empresas também se deram conta que conseguem operar com seus colaboradores em home office e com estruturas bem menores”, destaca Verdi.

A Inventsys está selecionando empresas com até 20 posições de trabalho que desejam testar gratuitamente o DESKO. Para se candidatarem a usufruir de forma gratuita os interessados podem entrar em contato direto com o CEO da Inventsys, Mário Verdi, pelo mario@inventsys.com.br.