Agenda Cultura Economia Educação Geral Política

Seminário

Instituto Não Aceito Corrupção realiza IV seminário, no Mackenzie, em São Paulo

O Instituto Não Aceito Corrupção promove na próxima segunda-feira, 25, a partir das 8 horas, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, o IV Seminário Caminhos contra a Corrupção. Com tema central “Corrupção na História do Brasil”, na ocasião também será lançada obra coletiva de mesmo nome, organizada pela diretora do Instituto Rita Biason e o presidente Roberto Livianu.

“Além do seminário, que já está na sua quarta edição e do lançamento do segundo livro do Instituto, este ano faremos uma homenagem especial ao jornalista e um dos fundadores do Instituto, Claudio Abramo, conta o procurador, presidente e idealizador do Instituto, Roberto Livianu.

Diversos autores da obra participarão do seminário. Além dos organizadores, Biason e Livianu, Fernando Schüler, Heródoto Barbeiro, Júlio Marcelo de Oliveira, Rodrigo Bertoccelli, André Guilherme e muitos outros debaterão sobre temas da ordem do dia – corrupção e os três poderes, corrupção e mídia,  instituições e ética pública no Brasil, corrupção e economia, fraude eleitoral, corrupção na história do Brasil e a palestra de encerramento sobre o dilema: questão cultural ou excesso de oportunidades não bloqueadas pela lei? A programação completa segue abaixo.

“Corrupção na história do Brasil” é a segunda obra do Instituto, o livro subdivide em 15 períodos a linha do tempo histórica do país, analisados por estudiosos de diversas áreas, trazendo o que de mais importante acontecia em matéria de fraude e corrupção no Brasil em textos com linguagem acessível e direta. São 15 capítulos, 20 autores e prefácio de Roberto Romano.

Serviço

IV Seminário Caminhos contra a Corrupção
Local:
Auditório da Escola Americana da Universidade Mackenzie – Higienópolis
Endereço: entrada pela Rua da Consolação, 930 – Consolação, São Paulo/SP
Data: 25/11
Horário: 08h às 18h
Inscrições: https://forms.gle/vaMGLH26YHeRxMZQA
Programação completa: (abaixo)

Serviço

Lançamento do livro “A Corrupção na História do Brasil”
Local:
Centro Histórico da Universidade Mackenzie
Endereço: entrada pela Rua Itambé, 135, Prédio 1, São Paulo/SP – Higienópolis
Data: 25/11
Horário: 18h – 21h30
Inscrições: https://forms.gle/vaMGLH26YHeRxMZQA
Programação completa: (abaixo)

Solenidade de Abertura: 8h – 8h15

Painel 1 (8h15 – 9h45): Corrupção e os três poderes
– Mediadora: Jornalista Vera Magalhães, Estadão, Rádio Jovem Pan e BR18
Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador de Contas perante o TCU, bacharel em ciência da computação, ex-Presidente da AMPCON
Affonso Ghizzo Neto, Promotor de Justiça em Florianópolis (MPSC), doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, idealizador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”

O Instituto Não Aceito Corrupção hoje (9h45 – 10h)
Roberto Livianu, Procurador de Justiça em São Paulo (MPSP), doutor em Direito pela USP, autor de Corrupção, idealizador e Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção

Painel 2 (10h – 11h30): Corrupção e Mídia
– Mediadora: Andresa Boni, apresentadora da TV Cultura
– Jornalista Madeleine Lacsko, colunista da Gazeta do Povo, foi Consultora do Unicef Angola, assessora no STF e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp.
– Jornalista Heródoto Barbeiro, apresentador de TV Record News, escritor, historiador, palestrante, ex-apresentador do Roda Viva

Ping Pong (11h30 – 12h): Instituições e Ética Pública no Brasil
– Mediador: Jornalista Fábio Zanini, Folha de S. Paulo, com pós-graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Londres.
Fernando Schüler, Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas (UFRGS), com Pós-doutorado pela Universidade de Colúmbia. É professor do Insper. – Vinícius Müller, Doutor em História Econômica, Mestre em Economia e Bacharel em História, Professor de História Econômica do Insper

Almoço (12h – 13h)

Painel 3 (13h – 14h30): Fraude Eleitoral
– Mediadora: Professora Rita Biason, doutora em Ciência Política pela UNESP, escritora e diretora executiva do Instituto Não Aceito Corrupção
Clayton Romano, Professor adjunto vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Marcelo Issa, advogado e cientista político, diretor executivo do Movimento Transparência Partidária

Painel 4 (14h30 – 16h): Corrupção e Economia
– Mediador: Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, Diretor do Mackenzie Integridade – Centro de Estudos Avançados em Políticas de Integridade e Políticas Públicas. Doutor e Mestre em Educação pela USP. Mestre em Direito pela Harvard Law School.
Rodrigo Bertoccelli, advogado, palestrante, escritor, diretor executivo do Instituto Não Aceito Corrupção, idealizador e ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial
Walfrido Warde, advogado e palestrante, Presidente do IREE – Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa, autor de Espetáculo da Corrupção

Painel 5 (16h – 17h30): Corrupção na História do Brasil
– Mediador: Vladimir Fernandes Maciel, Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.
Denise Moura, Professora de História do Brasil colônia na Universidade Estadual Paulista, realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na Johns Hopkins University.
Rodrigo Augusto Prando, sociólogo, Professor e Pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Conselheiro do Instituto Não Aceito Corrupção e Elton Duarte Batalha, doutor em Direito pela USP, Professor de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Advogado.

18h – 21h30: Coquetel de lançamento e autógrafo do livro “A Corrupção na História do Brasil” – Editora Mackenzie
Organizadores Rita Biason e Roberto Livianu

Sobre o Instituto Não Aceito Corrupção
O Instituto Não Aceito Corrupção é uma associação civil, nacional e apartidária, sem fins econômicos, fundada em 2015. Fundada e presidida pelo Promotor de justiça Dr. Roberto Livianu, a entidade conta com a participação ativa de seus membros. A associação concentramos esforços no combate estratégico da corrupção, lutando contra a cultura que há tanto tempo vigora no país.

Fonte: Caravelas Consultoria/Assessoria de Imprensa do Instituto Não Aceito Corrupção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.