Atacado digital chega ao Brás com força total
A última década tem trazido mudanças extremamente rápidas e os fabricantes que estão no Brás há 200 anos e fizeram da região o maior pólo de moda da América Latina estão evoluindo sua forma de fazer negócio.
Nos idos anos de 70, 80, se a propaganda de uma marca fosse bem feita e direcionada para o o público correto, seu sucesso estava garantido. Mas, em 2019, os esforços deixam de estar somente na qualidade dos produtos fabricados.
A comunicação entre marcas e pessoas passou a ser uma via de duas mãos, onde a avaliação do comprador pode valer a reputação da marca. As sacoleiras e pequenos lojistas, que deixaram de viajar por conta de custos altos, passaram a pesquisar com mais profundidade as marcas, produtos, reviews e seguem as recomendações de amigos e outros clientes.
Neste cenário, como fazer para que as pessoas recomendem a minha marca?
Segundo Viviane Marrese, CEO do Giro No Brás, o marketing de defensores deve ser uma estratégia da sua marca dedicada aos clientes que, não só indicam seus produtos e serviços, mas também dão depoimentos, recomendam e criam conteúdo sobre a experiência de compra. No B2B, não é diferente do que se pratica no varejo, é necessário transformar a satisfação dos seus clientes em marketeiros e vendedores para a sua empresa.
Para que esta estratégia funcione, a experiência deve ser real, nenhum cliente empresta sua credibilidade para defender um produto ou uma marca que não estejam de acordo com suas expectativas. Clientes reais que vivenciaram a experiência e transformaram-se em defensoras da marca são os clientes felizes, bem atendidos, com quem sua empresa se relaciona de forma genuína. Isto leva diretamente ao perfil ideal do cliente que deve-se atingir em cada marca.
Dentro da carteira de clientes, quem está feliz, quem compra novamente, quem volta e quem recomenda? Voltado ao sucesso de forma bastante direcionada, hoje existem muitas plataformas de e-commerce que unem os produtos de acordo com um perfil de nicho. Giro No Brás, Rock2You, Pátio de Compras, Farmer Shop, Capital Decor e muitos outros, usam um modelo, chamado de Marketplace, onde unem vários fornecedores de produtos correlatos para tornar a experiência simples e proveitosa. Estes marketplaces, usam a SM Places, uma plataforma no modelo SaaS, com programação fácil e especializada para viabilizar a estratégia de marketing de defensores.
Fonte: Assessoria Brás