Agenda Comportamento Cultura Economia Educação Geral

Bolsa de Estudo

Capacitação tecnológica: M4U oferece 12 bolsas para  curso de Java para mulheres 

Em busca de talentos, empresas de tecnologia estão de olho na contratação de mulheres para diversificar suas equipes técnicas. Na M4U — que faz parte do grupo Cielo — essa tendência também prevalece. Como uma das frentes de impacto social está o patrocínio de todas as bolsas de estudos do programa de capacitação em tecnologia AceleraDev Java Women, exclusivo para mulheres, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). O programa é desenvolvido pela Codenation, startup de educação tecnológica que atualmente conta mais de 30 mil pessoas cadastradas em sua plataforma, e terá 12 vagas para mulheres cis e trans. As inscrições podem ser feitas na página da aceleração até o dia 20 de novembro.

Esta será a primeira aceleração da Codenation realizada no Rio de Janeiro, em breve a startup deve lançar novas turmas mistas na cidade, oferecendo oportunidade de capacitação também ao público masculino. As participantes que se destacarem ao longo do AceleraDev Java Women poderão ser contratadas para o time da M4U. “Nós acreditamos que um ambiente diverso é crucial em qualquer segmento (não seria diferente no tecnológico), e a nossa empresa entende o seu papel na luta de uma sociedade mais igual. Para nós é muito importante aumentar a representatividade feminina no mercado de TI, ainda mais no Rio, que é a nossa cidade do coração. Temos uma comissão composta por nossas próprias colaboradoras (a Devas) focada em ações com este propósito em nossa empresa. Buscamos com esta capacitação empoderar cada vez mais mulheres no ambiente de tecnologia.”, afirma, Inajá Azevedo, CTO na M4U.

O processo seletivo inicia com o desafio de inscrição. As candidatas classificadas seguem para a segunda fase, que consiste em uma entrevista com especialistas da Codenation, a fim de alinhar expectativas e verificar habilidades e pré-requisitos. Apesar da etapa de inscrição e seleção ocorrerem ainda em 2019, o treinamento na linguagem de programação Java só terá início em 2020, acontecendo entre 11/01 e 21/03, sendo que os encontros presenciais serão aos sábados, entre às 9h e às 18h. Durante as aulas, a turma assistirá a palestras e solucionará desafios de programação na plataforma Codenation, além de mentorias contínuas.

As participantes podem interagir com profissionais que já atuam no mercado de tecnologia por meio das mentorias exclusivas. Para o CEO da Codenation, Eduardo Varela, “esse contato com quem está no segmento de tecnologia é importante para que as pessoas em treinamento se aproximem da realidade do mercado. Assim, elas se conectam com outras profissionais do setor e com as empresas onde estão as oportunidades de trabalho”. Esta será a 7ª aceleração exclusiva para mulheres promovida pela Codenation, que já ofereceu outros programas neste formato em parceria com a Loadsmart, Escale, Magalu, QuintoAndar e Easynvest. Além disso,  o conteúdo ministrado durante o curso está alinhado com a demanda do mercado: a linguagem programação Java é uma das cinco mais utilizadas na área de desenvolvimento no mundo, segundo a Stack Overflow Developer Survey 2019.

Sobre a M4U

A M4U é uma empresa carioca, que há cerca de 20 anos vem atuando no mercado de tecnologia , tendo em seu guarda-chuva um extenso portfólio de clientes e produtos de peso no mercado. Tem como parte de seu manifesto “impactar pessoas reais com resultados reais”, e isso não se refere apenas à sua pegada nacional nos meios digitais de pagamento e telefonia. A empresa busca constantemente capacitar pessoas do mercado por meio de seu programa de estágio diferenciado, o M4U Experience (que conta com um plano de desenvolvimento e um desafio ao final do programa), além de ações sociais tech, como o trabalho de mentoria com a Tecnogueto, e patrocinando eventos como recém ocorrido Festival de Cultura e Tecnologia do Rio (HACKTUDO), e o Hacktown, que ocorre anualmente em Santa Rita do Sapucaí/MG (o “Vale do Silício” brasileiro).

Sobre a Codenation

A Codenation  foi criada em 2017, em Florianópolis (SC), e tem como propósito suprir a demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia por meio da capacitação, criando assim um recrutamento sustentável. Por meio de seus programas de aceleração, fundamentados na abordagem Challenge Based Learning (aprendizado baseado em desafios), os desenvolvedores realizam desafios de programação, recebem auxílio de tutores e assistem palestras com convidados que já atuam no mercado gratuitamente. A startup atende tanto estudantes recém saídos da universidade e sem experiência, quanto profissionais que já trabalham no setor e não conseguem chegar aos pólos de tecnologia, além das próprias empresas que estão em busca de novos talentos.

Fonte: Júlia Mallmann /Dialetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.