Geral Tecnologia

Ar limpo

Lâmpadas UV-C e a Covid

Lâmpadas UV-C

As lâmpadas UV-C são conhecidas no mercado para aumentar a eficiência do sistema de ar-condicionado. Agora, especialistas afirmam que há resultado no combate ao novo vírus da Covid. As lâmpadas UV-C são ultravioletas e emitem ondas na faixa de radiação C, também chamadas de lâmpadas germicidas.

Alex Gonçalves

O resultado deu novo destaque ao equipamento, especialmente após o envio de uma carta aberta, assinada por 239 cientistas de 32 países, à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a outras agências de saúde, pedindo que orientem as pessoas sobre os indícios de que o vírus, causador da Covid-19, é transmissível pelo ar. “A informação de que o vírus pode ser transmitido por micro partículas suspensas no ar até mesmo em ambientes fechados aumentou a preocupação com o papel do ar condicionado nesse momento. Mas é preciso conhecimento técnico profissional, pois a lâmpada também é nociva ao homem, no contato direto”, explica o diretor de operações da Engepred, Alex Gonçalves.

Uma vez instaladas dentro do sistema de ar-condicionado, nos fancoils ou dutos (unidade de serpentina de ventilador vertical) sua radiação elimina, comprovadamente, 99,99% de vírus e bactérias. Em testes recentes, ficou comprovada a eficácia do poder germicida da radiação ultravioleta C, inclusive, contra o novo Coronavírus.

Alex Gonçalves ainda complementa que para a lâmpada ser eficaz é preciso, ainda, integrar a instalação a um protocolo de segurança, que inclui a troca regular dos filtros e a manutenção do sistema. “O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) deve ser sempre seguido à risca. Agora, no entanto, além de disciplina em sua execução, as rotinas precisam ser intensificadas, com espaçamento menor de tempo”, orienta. Por isso, a Engepred reuniu todas as medidas em uma única solução, incluindo a instalação da lâmpada certificada, realizada por profissionais com experiência comprovada e autorizados pela fabricante, e o programa de higienização e manutenção. “Nesse formato, conseguimos tornar a tecnologia mais acessível, pois o prédio não precisa comprar as lâmpadas e nem repor o produto ao término de sua vida útil. Também é possível garantir que ela será instalada corretamente, sem oferecer nenhum tipo de risco ao instalador ou a qualquer outra pessoa, além de assegurar que ela desempenhe integralmente sua função”.

O ar-condicionado é um aparelho que necessita de manutenção e limpeza com regularidade. A empresa Engepred reuniu um Guia de Boas Práticas contra o Novo Coronavírus, que pode ser acessado gratuitamente. Clique aqui.

Preço médio

Germicida 55w – 2g11 – Philips Tuv Pl-L 55w/Hf = R$ 390,00 (Shoptime/Americanas e Submarino)

Germicida 55w – 2g11 – Philips Tuv Pl-L 55w/Hf = R$ 734,44 (Casas Bahia)

Fonte: Caires Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.