Economia Geral Política Saúde

APP da Prefeitura de Jundiaí

Microsoft | Prefeitura cria funções em aplicativo para auxiliar no combate à pandemia

Com o objetivo de oferecer informações e suporte à população durante a atual pandemia, a Prefeitura de Jundiaí (SP) criou diversas funções dentro de seu aplicativo, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) com tecnologia de nuvem da Microsoft. Dentre elas, a visualização diária do informe epidemiológico, mapeamento de bairros com mais incidências de casos, oferecimento de suporte emocional, além de denúncias de locais com aglomeração de pessoas e de preços abusivos em produtos.  

De acordo com a Prefeitura, estas funções disponíveis na seção ‘Coronavírus’ atuam pelo sistema de gestão por inteligência da CIJUN que se baseia no uso de Azure, nuvem da Microsoft, para concentrar as informações e as transformar em mapas de análise. “Garantir o mapeamento do cenário epidemiológico, de forma diária, podendo cruzar as informações com dados sobre isolamento, por exemplo, garante à administração a tomada de decisões precisa e medidas específicas para o combate à doença”, detalha o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. 

A seção que dá acesso a todas as funções relacionadas ao enfrentamento da doença é uma das 15 existentes no aplicativo, que totaliza 132 funcionalidades. “Estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de rápida mudança e como podemos atender às suas necessidades usando tecnologias emergentes, dados e mudanças na cultura, nas práticas e nos processos do governo. Temos que atender bem nosso cidadão”, salienta o presidente da Companhia, Amauri Marquezi. 

O app “Prefeitura de Jundiaí” possui ainda informações e serviços como solicitação de vagas em creches, agendamento de consultas médicas, consulta de vagas de emprego etc. Criado com base em Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft, o app consegue ter mais escalabilidade, ou seja, tem a capacidade de lidar com picos de acesso sem apresentar lentidão, além de oferecer maior segurança, uma vez que a solução está em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A tecnologia foi elaborada nas plataformas de desenvolvimento da Microsoft, tais como .NET e o Xamarin, e o app já ultrapassa mais de 61.577 de acessos, disponível para Android e IOS. 

De acordo com Priscyla Laham, vice-presidente de canais e vendas para PMEs da Microsoft, o uso de um aplicativo que provê interação direta entre a população e os órgãos da Prefeitura de Jundiaí é um exemplo de como a tecnologia pode aprimorar e otimizar serviços ao cidadão. “A tecnologia é um dos principais motores para a inovação e as esferas governamentais estão enxergando o potencial transformador dela para beneficiar a população com mais eficiência, transparência e segurança na entrega de seus serviços. Consequentemente, o relacionamento entre eles também melhora exponencialmente”, conclui. 

Sobre a CIJUN 

A CIJUN é especializada em tecnologias inovadoras para o desenvolvimento e integração de soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Atende empresas dos setores público e privado. A Companhia, que tem quase 30 anos no mercado, desenvolve soluções de sustentação, sistemas de gestão, de relacionamento com clientes e conectividade, treinamentos e consultorias prestadas por especialistas. Utiliza metodologias adequadas, infraestrutura robusta e conta ainda um importante ativo, os colaboradores – os grandes responsáveis pelas transformações digitais desejadas. Adota as melhores práticas no desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos, garantindo qualidade, agilidade na entrega e valor agregado às soluções.   

Sobre a Microsoft 

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48,3 milhões, levando tecnologia gratuitamente ou com baixo custo, para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2019, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 205 milhões em créditos em nuvem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.