Agenda Comportamento Cultura Economia Geral

Carnaval em imagens

Arte e carnaval das ruas à galeria de arte 

Bloco Virtual, 2018, Micael Hocherman 

Inspirada nas recentes tendências da arte contemporânea internacional, a galerista Bianca Boeckel lança exposição que une arte e realidade virtual. Para dar o tempero Brasileiro, a mostra tem como tema a nossa cena mais calorosa – o carnaval.

A exposição coletiva “Chama o bloco” com abertura no dia 08 de fevereiro traz 20 fotografias de 6 artistas, com curadoria de Francisco Almendra. De acordo com o curador uma nova geração de fotógrafos começou a acompanhar o movimento nas ruas “Seus pontos de partida variam: uns registrando informalmente a folia entre amigos, ou fazendo da fotografia o eixo central de suas próprias personagens-fantasias individuais; outros trazendo um olhar fotojornalístico para a cena que ganhava corpo e pedia para ser eternizada.”  

Tambores de Olokun, 2019 – José Guilherme Leite

Retratos íntimos exploram a alegria e expressão individuais dentro da multidão. O corpo a corpo gentil dos foliões é registrado junto ao suor das baterias. Cenas de cuidado, amor e acolhimento entre desconhecidos são eternizadas no turbilhão do cortejo. O arrebatamento unido a uma paz interior se revela repetidamente para as lentes em meio ao caos eufórico colorido de purpurina. 

Orquestra Voadora, 2017, Ana Carvalho

A tecnologia de realidade virtual entra em cena como ativação de experiência sensorial. Os visitantes, ao colocarem os óculos, transportam-se para outra realidade – entram em um dos tradicionais blocos do carnaval carioca, só que, virtual, e com uma proposta inusitada. “Chama o Bloco” apresenta um desafio: é preciso dançar para chamar o bloco, caso contrário o espectador permanece sozinho na ilha de Paquetá. O desejo de ver o desenrolar da festa requer o compromisso de se expor, da mesma maneira que os integrantes dos blocos fazem todos os anos com sua ousadia lúdica. Este convite-desafio nos instiga a enfrentar nossos próprios medos: a exposição ao desconhecido, o medo de não saber dançar, o julgamento daqueles que nos observam de fora, o temor de se entregar sem garantias. São as mesmas questões enfrentadas – e vencidas – por todos que fazem parte do Carnaval alternativo. Para o curador, o espírito do Carnaval percorre nossos corpos enquanto nos sentimos em união com aqueles que defendem este mesmo espírito pelas ruas da cidade “Imbuídos deste aprendizado, tiramos os óculos com uma nova perspectiva em nossos olhares.” diz Francisco Almendra.

Serviço

Exposição “Chama o Bloco”

Abertura e festa : 08 de fevereiro, das 16h às 20h

Em exibição : de 10 de fevereiro a 10 de março 

Horários : De quinta a sábado das 12h às 18h. Terças e quartas com agendamento via email – contato@biancaboeckelgaleria.com

Endereço : Bianca Boeckel Galeria 

Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo
 

______________________________


Sobre Bianca Boeckel Galeria

Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Bianca Boeckel Galeria, antiga Galeria VilaNova, promove  artistas consagrados e em ascensão no cenário nacional e internacional. 

Em 2019 comemora 6 anos de fundação e 29 exposições realizadas, com destaque para as individuais de Camila Alvite, Rodrigo Edelstein, Claudio Pepper, Loro Verz, Virgilio Neves, Thomas Baccaro, Katia Wille, Nelson Porto, Jorge Feitosa, Lauren Shapiro, Allann Seabra e Gabi Gelli.

A galeria atende a um público exigente em busca de novidades em fotografia, pintura, videoart, esculturas e diversas mídias. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Além das exposições e cursos organizados pela galeria, um acervo eclético e em constante renovação permitem que colecionadores apreciem trabalhos de qualidade e vivenciem as últimas tendências locais e internacionais.

Iniciando sua trajetória em feiras de arte na SP-Arte/Foto 2018, foi destacada por curadores e críticos na mídia especializada por sua escolha de artistas e seleção de obras de arte inovadoras.  Em abril de 2020 a galeria realiza sua segunda participação na SP-Art

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.