Geral

Magistratura

Primeira mulher presidente da Apamagis foi eleita com votação recorde

A juíza Vanessa Ribeiro Mateus será a primeira mulher a presidir a Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) para o biênio 2020/2021, desde sua fundação há 66 anos. Ela foi eleita, neste sábado (23/11), com um número recorde de 1.559 votos. A diretoria executiva será composta ainda por Miguel Petroni Neto, 1º vice-presidente, e Thiago Elias Massad, 2º vice-presidente. Na administração eles terão o apoio dos integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, também eleito hoje (veja composição abaixo).

A magistrada estará à frente da maior entidade estadual de magistrados do País, com 3.178 associados. Juíza de Direito no Estado de São Paulo desde 2000, ingressou na carreira pelo concurso 173. É titular da 8ª Vara Cível do Fórum João Mendes e, entre outros cargos, foi responsável pela instalação do 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Vanessa Mateus quer intensificar a atuação com magistrados do Interior e do Litoral: “É de extrema importância que continuemos, em prol do fortalecimento da Apamagis, integrados com os colegas do Interior e do Litoral para levar a eles informação e acolher as suas demandas. Para tanto, como parte de nosso programa de gestão, destacam-se a realização de reuniões por videoconferência e a manutenção da periodicidade dos encontros regionais e dos coordenadores. Entendemos ser de fundamental importância promover encontros de trabalho periódicos nas circunscrições para a discussão de assuntos de interesse específico dos magistrados de cada região”, afirmou a magistrada.

Associada da Apamagis desde 2013, já ocupou o cargo de tesoureira no biênio 2014/2015. Ela também foi pioneira ao candidatar-se ao cargo de 1ª vice-presidente para a atual legislatura.

Vanessa Mateus irá atuar por uma Apamagis cada vez mais forte, inovadora e acessível, tornando o trabalho cotidiano de juízes e desembargadores paulistas mais próximo da população. Além disso, quer trabalhar para fortalecer o protagonismo político da Apamagis em defesa da magistratura, atuando em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, que será comandada também, pela primeira vez, por uma mulher, a juíza Renata Gil, atual presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro.

Perfil

Vanessa Mateus, atual 1ª vice-presidente da Apamagis, é juíza de Direito no Estado de São Paulo desde 2000 e ingressou na carreira pelo concurso 173. É titular da 8ª Vara Cível do Fórum João Mendes e responsável pela instalação do 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Primeira mulher eleita vice-presidente na história da Apamagis, à qual é associada desde 2013, já ocupou o cargo de tesoureira no biênio 2014/2015. É candidata à presidência da Apamagis para o biênio 2020/2021, em chapa única, e será a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação.

Tomou posse como juíza substituta da Circunscrição da Casa Branca, onde permaneceu até 2004, sendo removida como substituta para a Comarca de Santos. Promovida em dezembro de 2004 para Eldorado Paulista, em 2005 assumiu a 2ª Vara de Cruzeiro.

Em novembro de 2005, chegou à 3ª entrância, como auxiliar da Capital, onde ficou até maio de 2011, quando foi promovida para a entrância final.

Integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal

Antonio Raphael Salvador, desembargador aposentado

Cláudio Antonio Soares Levada, desembargador

Érika Silveira de Moraes Brandão, juíza de Socorro

Guiomar Milan Sartori Oricchio, pensionista

Jayme Walmer de Freitas, juiz de Sorocaba

José Rodrigues Arimatea, atual presidente do Conselho e juiz de Franca

Luís Fernando Nishi, desembargador

Maria de Fátima Santos Gomes, juíza de São Paulo

Maria Domitila Prado Manssur, juíza de São Paulo

Pedro Cauby Pires de Araújo, desembargador aposentado

Renzo Leonardi, desembargador aposentado

Roque Antonio Mesquita de Oliveira, desembargador

Fonte: Marcos Burghi/Avocar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.