Dino

Evento debate manejo sustentável de florestas na Amazônia

Manaus, Amazonas. 25/10/2021 –

As possibilidades de exploração madeireira de forma sustentável a partir de parcerias entre comunidades e empresas do setor de base florestal serão debatidas no Fórum Florestas Coletivas, no dia 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília).

As possibilidades de exploração madeireira de forma sustentável a partir de parcerias entre comunidades e empresas do setor de base florestal serão debatidas no Fórum Florestas Coletivas, no dia 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília).

O evento é gratuito, não precisa de inscrição e será transmitido pelo YouTube e pelo Facebook do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). 

O Fórum é uma realização do Idesam e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance, sigla em inglês).

Segundo dados do Imaflora de 2017, o manejo florestal gerou mais de R$ 4,4 bilhões e mais de oito mil empregos no Brasil. O Fórum Florestas Coletivas fará um amplo debate sobre o assunto, principalmente para incentivar que comunidades tradicionais se unam para atuar com manejo florestal ou que façam acordos, baseadas em alguns critérios, com empresas madeireiras visando o manejo sustentável de suas florestas. 

O Imaflora e o Idesam orientam que os acordos entre comunidades e empresas devem trazer benefícios para a comunidade como geração de renda e emprego, capacitações e treinamentos, inclusão de jovens, mulheres e anciãos, melhoria da gestão e monitoramento, proteção contra invasões e grilagem de terra.

Considerando que esses acordos devem trazer benefícios sociais – como geração de emprego e renda, capacitações, inclusão de grupos vulneráveis, entre outros –, é necessário que as associações e cooperativas comunitárias estejam preparadas e capacitadas para exigir das empresas condições justas e conservação ambiental.

Segundo o coordenador senior de projetos do Imaflora, Marco Lentini, o Fórum Florestas Coletivas apresentará as possibilidades de extração madeireira de forma qualificada. “Pesquisas apontam o aumento de taxas de desmatamento e de degradação ambiental de forma acelerada. Sabemos que o manejo florestal pode ser uma solução para isso e precisamos aumentar essas áreas manejadas na próxima década, com concessão de florestas públicas para que comunidades possam fazer acordos benéficos”, comentou.

Já o gerente florestal do Imaflora e líder do Fórum de Florestas Nativas e da Força Tarefa de Concessões da Coalizão Brasil, Leonardo Sobral, afirmou que, durante o fórum, serão lançados vídeos explicativos e uma cartilha com orientações sobre manejo florestal. Já aplicados no Amazonas e no Pará, os vídeos e das cartilhas podem ser utilizados em áreas com floresta de qualquer parte do Brasil. 

O gerente de Manejo e Tecnologias Florestais do Idesam, André Vianna, destacou a importância de realizar mudanças nas formas de relacionamento entre empresas e comunidades. “O objetivo principal é que as organizações comunitárias desenvolvam o manejo sem a necessidade de recursos de filantropia ou de apoio governamental. Então, queremos tratar como essa relação com as empresas pode fomentar o manejo florestal comunitário a partir de relações com maior equilíbrio de poder entre as duas partes”, disse. 

O Fórum é aberto ao público e tem como foco principal: lideranças comunitárias, pesquisadores, empresas madeireiras e instituições que atuam pela conservação do meio ambiente, questões socioambientais e de sociobioeconomia.      

Em mais de 17 anos de trabalho, o Idesam se destaca por sua atuação junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas, principalmente em projetos voltados para produção rural sustentável, manejo e tecnologias florestais e mudanças climáticas. Ao longo desse período, o instituto já alcançou mais de 5 mil famílias, distribuídas em diversos municípios da região amazônica.

O Imaflora é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1995, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Mais informações em www.imaflora.org.

Website: http://www.imaflora.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.