Economia Economia Geral Geral Negócios

Empréstimo para empresas

Como procurar o melhor crédito para sua empresa?

Segundo especialista em assessoria de crédito. 80% das pequenas empresas buscam empréstimos em apenas cinco bancos do mercado.

Os empresários brasileiros, nos últimos anos, buscam crédito financeiro para expandir seus negócios ou mantê-los ativo. O ano de 2020, com a pandemia mundial da Covid-19 as empresas precisaram se reinventar para sobreviver. Buscar crédito, realocar, reorganizar são tarefas diárias dos empresários.

“80% dos negócios de pequeno porte buscam por recursos apenas nos cinco maiores bancos do país. Mas existem outras empresas especializadas em dar crédito para quem precisa daquele valor. As fintechs, por exemplo, chegaram com força e inovação ao mercado financeiro brasileiro – o que ajuda a promover competitividade e acesso ao crédito! O mais importante, neste contexto, é avaliar alguns pontos antes de fechar negócio para escolher quais são as melhores opções”, explica Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO da Kalea, assessoria digital de crédito para empresas. 

Para escolher a melhor opção, o empreendedor não deve considerar apenas os juros cobrados, mas também os prazos de pagamento, o sistema de amortização, o tempo que demora para liberação dos recursos, o tipo de garantia e etc.

Além disso, requer uma negociação e um preparo por parte do empreendedor. “O pedido de crédito só será autorizado se a instituição financeira tiver certeza do negócio que está fazendo com você, portanto, para ser atendido na solicitação, é necessário organizar as informações sobre a empresa para satisfazer as exigências”, completa. 

Pensando nisso, Falbo preparou um passo a passo com algumas dicas de como solicitar crédito de maneira rápida, eficiente e segura: 

  • Acompanhe as inovações no mercado financeiro. Para buscar crédito é importante acompanhar a evolução do mercado. As novidades trarão novas oportunidades para os empreendedores como crédito personalizado, digital e competitivo.
  • Faça um planejamento financeiro! Isso irá te ajudar na gestão do negócio, do crédito e também perante as instituições, já que elas vão querer entender quais são seus planos com aquele dinheiro. Por isso, controlar toda a entrada e saída de capital do seu negócio e saber até quantos funcionários você consegue pagar, por exemplo, são algumas das dicas para não ficar no prejuízo.
  • Durante as conversas com as instituições seja honesto e transparente, assim será mais fácil a aprovação de crédito. Nenhuma instituição financeira vai te disponibilizar créditos se não sentir segurança no seu negócio!
  • Trate o pedido de crédito como um projeto da sua empresa. Faça cronogramas que te ajudarão a cumprir prazos e metas, além de deixar todos os documentos em ordem. 

Sobre o Kalea

Desenvolvido em 2020 no programa de aceleração LIFT LAB do Banco Central e apoiado pela Microsoft, o Kalea é o primeiro marketplace reverso de crédito para empresas do Brasil. Atua assessorando as empresas nacionais, de forma automática e digital, estruturando os dados e informações das empresas e colocando-as em sua vitrine, onde o mercado financeiro realiza a prospecção qualificada de tomadores de crédito. Lançada em janeiro de 2021 pelos sócios Luiz Falbo Di Cavalcanti (CEO), Laerte Rodrigues (CTO) e Roberto Silva (COO), a startup já possui mais de 360 negócios em sua plataforma, divididas em mais de 24 estados no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *