Dino

Gartner divulga que as vendas mundiais de smartphones aumentaram 26% no primeiro trimestre de 2021

25/6/2021 –

Melhoria da perspectiva dos consumidores e demanda reprimida impulsionaram o crescimento

Após um acentuado declínio em 2020, as vendas globais de smartphones para usuários finais cresceram 26% no primeiro trimestre de 2021, de acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. As vendas globais de celulares para usuários finais cresceram 22% na comparação ano após ano.

“A melhoria na perspectiva dos consumidores, o aprendizado sustentado e o trabalho em casa, junto com a demanda reprimida de 2020 impulsionaram as vendas de smartphones no primeiro trimestre. Os consumidores começaram a gastar em itens discricionários à medida que a situação da pandemia melhorou em muitas partes do mundo e os mercados se abriram”, avalia Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “No entanto, não se pode ignorar que a base de comparação, uma vez que 2020 foi um ano com menos vendas do que em 2019. Isso explica o crescimento de dois dígitos.”

Os três principais fornecedores globais de smartphones mantiveram suas respectivas posições no primeiro trimestre de 2021 (1T21). O lançamento de smartphones de preço médio, como telefones com preços abaixo de US$ 150, impulsionou as vendas de unidades da Samsung em todo o mundo. O lançamento antecipado de seus principais smartphones 5G também contribuiu para o crescimento das vendas de aparelhos da empresa.

A Apple voltou à segunda posição da lista global no primeiro trimestre de 2021, depois de garantir o primeiro lugar no quarto trimestre de 2020. O lançamento de seu primeiro iPhone 5G levou a um aumento em 2021. “O 5G continuará a ser o principal impulsionador de crescimento da Apple em 2021. As atualizações de dispositivos irão alimentar a demanda pelo telefone carro-chefe da Apple ao longo do ano”, diz Gupta.

Todos os cinco principais fornecedores globais de smartphones registraram forte crescimento na comparação com 2020, indicando que o mercado de telefonia está se consolidando em torno dos cinco principais fornecedores. Os fabricantes chineses Xiaomi, Oppo e Vivo testemunharam a crescente demanda por smartphones 5G e capitalizaram as oportunidades devido ao enfraquecimento das vendas da Huawei e LG globalmente neste trimestre.

A escassez global de chips ainda não impactou a indústria de smartphones, uma vez que o equilíbrio entre a demanda e a oferta foi atendido. No entanto, isso pode mudar nos próximos trimestres e pode resultar em um aumento no preço médio de venda dos smartphones em todo o mundo.

Website: http://www.gartner.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.