Dino

Rever os hábitos financeiros melhora a qualidade de vida

São Paulo,SP 15/6/2021 –

Não conhecer exatamente quais são os gastos mensais é um entrave na saúde financeira.

Manter o controle financeiro é algo essencial para uma vida mais tranquila em todos os aspectos, desde a parte financeira em si, até a vida pessoal. Muitas pessoas estão em constante esforço para conseguir manter o orçamento no positivo e não passar por dificuldades como, por exemplo, ter que decidir entre pagar alguns boletos e atrasar outros, pois o dinheiro já não é suficiente.

Além disso, é preciso estar atento aos pequenos costumes do dia a dia que acabam prejudicando as finanças no final do mês. Ou seja, esses hábitos que, muitas vezes, passam despercebidos, podem ser aquilo que está atrapalhando o controle das finanças.

Dessa forma, é fundamental entender quais são essas práticas e como evitá-las para conseguir finalmente ter total controle sobre os gastos e o orçamento financeiro em si.

É importante destacar que é preciso focar em tudo aquilo que está deixando o orçamento apertado, não basta apenas cortar as saídas no final de semana e continuar gastando muito nos passeios em shoppings, por exemplo.

Não conhecer os próprios gastos

Esse é um dos principais hábitos financeiros de quem já perdeu o controle do próprio dinheiro ou está em vias de ficar endividado. Se a pessoa não conhece os próprios gastos, ela também não é capaz de responder para onde está indo o próprio dinheiro. Com isso, as dívidas vão se acumulando e, depois de alguns meses, o orçamento não é mais suficiente para todos os boletos.

A dica, neste caso, é pegar papel e caneta e começar a anotar todos os gastos feitos durante um mês normal. Eles precisam ser separados por categorias como importância, impacto no orçamento e se foi essencial ou não. Ao analisar essas categorias será possível encontrar gastos supérfluos que podem ser eliminados para desafogar o orçamento.

Uso excessivo do cartão de crédito e compras parceladas

O cartão de crédito é um ótimo aliado em momentos difíceis, mas para quem está em busca de maior equilíbrio financeiro, é preciso ter controle. O cartão de crédito oferece uma sensação de maior poder de consumo, mas essa despesa pode não ser condizente com o que entra no orçamento. Com isso, muitas compras parceladas podem resultar em quantias enormes que comprometem as finanças.

A dica é usar o cartão de crédito apenas em situações especiais, ou pelo menos quando o orçamento estiver equilibrado. Além disso, é preferível realizar compras à vista e, se precisar dividir, é essencial que as parcelas caibam no bolso.

Consumo por impulso

Comprar roupas, acessórios, móveis ou eletrodomésticos sem que seja realmente necessário é um hábito conhecido como consumo por impulso. Esse é um problema grave e que leva muitos brasileiros para o mundo das dívidas.

Nesse caso, é importante controlar o uso do cartão de crédito. Também é recomendável frequentar cada vez menos as lojas preferidas, pelo menos até que o problema seja contornado. Se preciso, procurar ajuda de profissionais.

Consumo fora da própria realidade financeira

O consumo sempre deve estar de acordo com a realidade financeira da pessoa. Manter um padrão acima da própria realidade financeira é um erro que pode custar muito caro.

A dica para evitar esse tipo de problema é começar a selecionar restaurantes, lojas, bem como quaisquer outros lugares cujo preço final não esteja além do que o orçamento permite.

Não definir metas para o futuro

Para quem não traça metas que devem ser alcançadas, qualquer resultado é válido, inclusive aquele de dívidas. Mas esse é outro hábito prejudicial para a saúde financeira. A dica é estabelecer metas, seja livrar-se das dívidas ou juntar dinheiro para uma viagem em família.

Bullla

Com juros diferenciados, serviço 100% online, sem burocracia e transparência são alguns dos diferenciais do Bullla. Além disso, o Bom Pagador é sempre beneficiado na plataforma, pois quem paga em dia consegue empréstimos com taxas de juros ainda menores. O Bom Poupador, por sua vez, pode investir financiando os empréstimos, conseguindo melhores retornos do que o mercado oferece.

Para mais informações e fazer parte dos mais de 100 mil membros da comunidade basta acessar https://www.bullla.com.br/.

Website: https://www.bullla.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *