Dino

Psicologia e finanças andam juntas em novo curso da Casa do Saber

9/6/2021 –

Ministrado pela economista e professora Alexandra Godoi, o curso “Finanças Comportamentais” explora como razão e emoção influenciam as economias pessoais

As teorias clássicas das finanças, os mecanismo de tomada de decisão e diversos movimentos dos mercados são colocados sobre a mesa durante o novo curso Casa do Saber sobre Finanças Comportamentais. Formulado e ministrado por Alexandra Godoi, o curso inédito tem o objetivo de melhorar as relações comportamentais das pessoas com seus investimentos. O curso é voltado tanto para aqueles que já atuam no mercado financeiro quanto para aqueles que querem começar a investir e entender o setor. As aulas se iniciam no dia 8 de junho e ocorrem todas as terças e quintas-feiras até o dia 24 do mesmo mês, sempre a partir das 20h até 21h30. As inscrições já podem ser realizadas diretamente no site da Casa do Saber.

Para esse curso, Alexandra parte do pressuposto de que quem opera no mercado não é absolutamente racional, como prega a teoria clássica das finanças. A partir disso, ela traz alguns questionamentos: “Por que os preços das ações ficam por vezes distorcidos, ou parecem mudar abruptamente? Por que se formam bolhas especulativas?”. Boa parte das respostas encontra-se no campo emocional, apontando que os investidores e profissionais do mercado financeiro são pessoas completamente normais e, com isso, passíveis de decisões influenciadas por emoções e de erros comuns.

“Nos últimos anos, psicólogos cognitivos e economistas comportamentais fizeram diversas descobertas sobre como tomamos, na prática, nossas decisões de investimento, e descreveram uma série de atalhos e vieses comuns que nos levam a fazer más escolhas”, diz a professora.

O curso da Casa do Saber tem o trunfo do ineditismo, um conteúdo direcionado para o público brasileiro, cada vez mais presente no mundo dos investimentos. Serão seis aulas que visam trazer, de forma descomplicada, os principais conceitos e descobertas das finanças comportamentais nos últimos 40 anos, oferecendo ferramentas práticas para ajudar os alunos a investir melhor, a decifrar o mercado e compreender os mecanismos que operam a sua tomada de decisão. Por isso o curso é voltado tanto para profissionais que atuam com mercados financeiros, mas também para aquelas pessoas que querem começar a investir e ainda possuem certo medo de arriscar o dinheiro em uma zona, por muitas vezes, bastante nebulosa.

Alexandra Godoi é Doutora em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP, onde leciona e coordena o curso de Microeconomia Aplicada do curso de Administração de Empresas. Atuou por sete anos no mercado financeiro, alcançando no Banco JP Morgan S.A. a posição de Vice-Presidente e Senior Analyst da área de Equity Research. Foi eleita a melhor analista de renda variável do Brasil pela revista Institutional Investor do Brasil, para o setor de energia elétrica na América Latina (2000), e recebeu a Silver Medal pela revista Latin Finance como a segunda melhor analista de renda variável para o setor de energia elétrica na América Latina (2001).

SERVIÇO

Nome do Curso: Finanças Comportamentais
Professor: Alexandra Godoi
Número de aulas: 6 aulas
Datas e horários: de 8 a 24 de junho – todas terças e quintas, das 20h às 21h30
Formato: Ao vivo e Online
Mais informações e inscrições: pelo site e redes da Casa do Saber: https://casadosaber.com.br/home/

Website: https://casadosaber.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.