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Grupo lança projeto para fortalecer comunidade de jornalistas

São Paulo, SP 7/6/2021 – A comunidade de jornalistas do Comunique-se 360 está distribuída em mais de 10 mil veículos de comunicação.

Ação do Grupo Comunique-se visa aproximar jornalistas de redação dos assessores de imprensa

No meio da comunicação social brasileira, há a discussão se o trabalho de assessoria de imprensa deve ser classificado como parte das atividades jornalísticas. No meio acadêmico, por exemplo, assessoria de imprensa é disciplina nas graduações em jornalismo, conforme evidencia página divulgada na web pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na esfera do poder Judiciário, contudo, o entendimento vem sendo outro. Há decisões que validam a compreensão de que o assessor de imprensa não pode ser classificado como jornalista. Um exemplo disso foi o parecer adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho em 2019, segundo observou o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp).

Há empresas que, independentemente do meio acadêmico e de decisões judiciais, trabalham para fortalecer a relação entre os dois meios (assessoria de imprensa e veículos de comunicação). É o que tem feito o Grupo Comunique-se. Para isso, a empresa, que entre outras divisões detém a operação do Comunique-se 360, na área de comunicação corporativa, lançou neste mês de junho projeto para aproximar os dois tipos de profissionais.

Com o intuito de otimizar o relacionamento entre as partes, o Grupo Comunique-se tem por objetivo ativar a maior comunidade de jornalistas do Brasil. Diante dessa finalidade, a empresa disponibilizou na internet uma página para que profissionais do meio, sobretudo os que atualmente estão inseridos em veículos de comunicação, cadastrem-se na base. O cadastro é gratuito, reforça a corporação.

No formulário, o jornalista de redação só precisa informar alguns de seus dados profissionais. Ele deve indicar, por exemplo, o e-mail e o número de telefone para contato. Além disso, pode indicar o nome e o site do veículo de comunicação em que trabalha e as editorias que cobre.

“Uma vez que os dados estejam atualizados, o jornalista de redação tem maior acesso a sugestões de pautas e ações que são enviadas pelos colegas assessores de imprensa”, destaca o editor-chefe do Grupo Comunique-se, Anderson Scardoelli. “A nossa empresa conta com equipe especializada na pesquisa, monitoramento e atualização de informações de jornalistas e veículos de comunicação. E essa equipe está apostos a ajudar os profissionais do meio da comunicação”, prossegue Scardoelli.

Números atuais da comunidade de jornalistas do Comunique-se

Atualmente, a base do Comunique-se 360 conta com mais de 39 mil jornalistas cadastrados. A comunidade está distribuída em mais de 10 mil veículos de comunicação. Para o lado do assessor de imprensa, é possível criar segmentações a partir de editoriais (que são mais de cem), tipo de mídia e localização — que pode ser refinada por estado ou região metropolitana, por exemplo.

Website: https://www.comunique-se.com.br/inscricao-mailing-de-jornalistas/

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