Dino

MBA em Arquitetura de Soluções: como implementar novas tecnologias de forma inteligente

São Paulo, SP 4/6/2021 – A arquitetura de soluções proporciona uma simplicidade no uso de tecnologia

O arquiteto de soluções tem o objetivo de nivelar as metas de um negócio em termos de infraestrutura, plataforma e software

A tecnologia por si só não é nada. É o que afirma o coordenador do MBA em Arquitetura de Soluções da FIAP, Marcos Macedo, referindo-se ao real diferencial de trabalhar como um arquiteto na área de TI. O desafio deste profissional é implementar as aplicações das novas tecnologias de forma assertiva, inteligente e prática. 

A arquitetura de solução contempla a construção de soluções baseadas nas necessidades da empresa, usando recursos já existentes na organização ou o alinhamento de novas soluções aos padrões de arquitetura já definidos. O arquiteto de soluções tem o objetivo de nivelar as metas de um negócio em termos de infraestrutura, plataforma e software. 

Sobre o MBA, o coordenador Macedo afirma: “A maioria dos alunos consegue empregabilidade fora do país. Internacionalmente, a pessoa que sabe o que fazer com a tecnologia vale ouro”. O arquiteto não codifica nem desenvolve ou testa softwares, já que isto é designado para a área de TI e hoje em dia, o arquiteto corporativo geralmente fica em uma área própria para arquitetura e estratégia, criando soluções que vão chegar para os engenheiros de software. 

Também é possível usar esse conhecimento para empreender. Victor Sorroche, aluno do MBA em Arquitetura de Soluções que se formou em 2016, é cofundador da Avec. A plataforma oferece desde ferramentas de marketing, aplicativo de agendamento on-line, sistema de gestão com soluções integradas de pagamento até conta digital e cartão de crédito para ajudar o empreendedor das áreas de Beleza e Bem-Estar. Hoje, conta com mais de 40 mil estabelecimentos como clientes e um aplicativo para o consumidor final, que pode realizar agendamentos, pagamentos, avaliações e compras de serviços e produtos.  

Competências como comunicação efetiva e afetiva, liderança e dinamismo são essenciais para tal profissão. Tratando-se de habilidades, é necessário entender de sistemas operacionais, computação em nuvem, business intelligence, machine learning, big data etc. ”Basicamente, você pode atuar em três mercados: tecnologia, produtos e negócios. O arquiteto de soluções fica muito próximo da diretoria da empresa. É mais estratégica”, conclui o coordenador. 

Website: https://www.fiap.com.br/mba/mba-em-arquitetura-de-solucoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.