Dino

Programa Semente Legal atesta 100% da safra de empresas produtoras de sementes

São Paulo – SP 2/6/2021 – “Quando os produtores passam a oferecer um produto seguro, de origem comprovada, ficam diferenciados como corretos”, afirma Celso Pess Junior.

Entrada das empresas do Grupo Era no Programa Semente Legal representa um aumento imediato de 50% na oferta de sementes forrageiras com rastreabilidade segura no Brasil. Ineditismo está na implementação de 4 ações integradas: certificação de origem, monitoramento do processo produtivo, verificação da qualidade e rastreabilidade segura em 100% de toda a sua safra.

O Brasil é hoje um dos líderes mundiais no mercado de produtos agrícolas, segundo a Embrapa, movimentando 26,4% do PIB brasileiro. Porém, o mercado ilegal de sementes piratas perdura, causando prejuízos bilionários ao setor, da ordem de 2,5 bilhões, e ao consumidor final que adquire produtos de origem e qualidade duvidosas.

Com o objetivo de reduzir a comercialização de sementes forrageiras piratas e aumentar os padrões de qualidade do produto no Brasil, o Grupo Era lançou em 02/06 a Safra 2021 – 100% atestada pelo Programa Semente Legal. 

O Grupo Era representa as marcas Ponto Alto e Nova Safra. O programa Semente Legal, da Ceptis Agro, atesta a produção de forma ampla: realiza a certificação de origem, o monitoramento do processo produtivo, a verificação de qualidade e a rastreabilidade segura dos grãos. A iniciativa é inédita porque o Grupo Era é a primeira empresa do Brasil a adotar estas quatro ações integradas que atesta toda a sua produção.

O Grupo Era atua no Brasil e no exterior e tem um relevante impacto na agropecuária brasileira. Fornece sementes ao exterior e para os 26 Estados brasileiros e Distrito Federal – com representantes em 362 municípios. Cerca de 70% da produção da empresa é destinada ao polígono do agronegócio (área compreendida pelo Estado de São Paulo, Leste do Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e Sul-Sudoeste de Goiás).

A iniciativa do Grupo Era é resultado da parceria realizada ano passado entre a Ceptis Agro e a Aprossul – Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul. Pela parceria, as empresas associadas aderem voluntariamente ao Programa Semente Legal garantindo assim a rastreabilidade segura de todos os seus produtos. Foi o caso do Grupo Era: a empresa aderiu e, hoje, é pioneira em lançar a implementação do programa atestando 100% de sua safra de sementes.  Com a entrada do Grupo Era, Programa Semente Legal aumenta 50% no Brasil.

De acordo com o CEO da Ceptis, Philippe Ryser, a iniciativa também contribui para a autorregulação do setor, combatendo práticas de comercialização de sementes piratas, que prejudicam a produtividade e a segurança alimentar dos brasileiros. “Estamos implementando, com o Semente Legal, um modelo de negócio com uma referência de boas práticas. Isso reflete em todo o setor, que contará com um importante instrumento de combate ao comércio ilícito e à concorrência desleal e, principalmente, de proteção do consumidor”.

Crescimento do faturamento com o Semente Legal

Para o presidente da Aprossul e do Grupo Era, Celso Pess Junior, um dos pontos importantes do Semente Legal é que “quando os produtores passam a oferecer um produto seguro, de origem comprovada, ficam diferenciados como corretos. O revendedor, ao comercializá-lo, também tem sua reputação fortalecida. Além de agregar valor ao produto, o Semente Legal também conquista a confiança dos profissionais do campo”, afirmou.  Tanto que a projeção de crescimento de faturamento do Grupo Era, com o Semente Legal, é de cerca de 40%.

De acordo com Roberto Miyano, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Ceptis Agro, os benefícios da semente atestada são inúmeros: “a iniciativa tem elevado fortemente os protocolos e os padrões de qualidade do setor, gerando também um efeito dominó positivo: o pecuarista tem acesso a uma semente de germinação verificada; assim, com uma pastagem de melhor qualidade, seu rebanho passa a ser mais produtivo; consequentemente, o comércio é fortalecido com mais produtos disponibilizados. Todos ganham nessa cadeia: sementeiras, revendedores de sementes, produtores e consumidores finais”, explica.

História – Criado em 2017, o Programa Semente Legal é uma solução desenvolvida pelo grupo Ceptis, por meio da Ceptis Agro, empresa brasileira detentora do direito de exploração da tecnologia suíça para a promoção do agronegócio por meio de soluções tecnológicas integradas. A iniciativa atesta de forma ampla desde as sementes forrageiras, até as de uso comum e insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir a rastreabilidade segura e a origem aos produtos agrícolas.

Desde 2017, o programa é utilizado na rastreabilidade segura e certificação da origem das sementes forrageiras produzidas pela Unipasto, associação parceira da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com associados presentes nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Mais de 1,5 milhão de sacarias de sementes forrageiras dos associados da Unipasto já contam com o programa.

Como funciona – Produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade do produto. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, com as amostras submetidas a análises em laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As Etiquetas e lacres de Segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Aplicativo – Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo Semente Legal para smartphones. O app é gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto como, por exemplo, o termo de conformidade. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.

Website: http://www.ceptis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.