Dino

Schmersal zera impacto de CO2 emitido em 2020

São Paulo, SP 1/6/2021 – O cuidado com o planeta em que vivemos está entre os principais valores da Schmersal. Temos consciência de que devemos fazer a nossa parte

Multinacional promove iniciativas para reduzir consumo de energia, de água e de materiais descartáveis, entre outras ações.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de promover a conscientização e a ação em prol do meio ambiente.

Multinacional alemã líder em sistemas de segurança para máquinas industriais e fornecedora de soluções em automação para elevadores e para áreas classificadas e produtos Ex, a Schmersal vem fazendo a sua parte com relação ao compromisso de minimizar e até mesmo eliminar o impacto gerado no meio ambiente a partir das suas atividades.

A companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, que se reúne periodicamente para avaliar e estabelecer parâmetros e metas claras, entre elas a redução do consumo de energia, água e da utilização de materiais descartáveis, a substituição de materiais poluentes e aumento da reciclagem, além de orientação aos colaboradores sobre o que eles podem fazer em casa e no trabalho em favor da sustentabilidade.

Monitoramento e neutralização dos gases de efeito estufa

A Schmersal monitora a emissão dos gases de efeito estufa (GEE), definindo ações para diminuir o impacto no meio ambiente. “Este é um item considerado primordial em nossa empresa. A partir do inventário, adotamos ações para redução da pegada de carbono, como a obrigatoriedade do uso de etanol nos veículos da frota e incentivo ao seu uso nos veículos particulares, incentivo à carona solidária, estímulo ao transporte alternativo, a partir da disponibilidade de um bicicletário no estacionamento da empresa, por exemplo, a trocada iluminação por sistemas inteligentes mais eficientes e com menos poluentes, bem como a conscientização sobre o lixo que produzimos e estímulo à coleta seletiva e o controle automático de iluminação e ar-condicionado”, enumera Rogerio Baldauf, diretor superintendente da Schmersal.

Para compensar as emissões de CO2, a Schmersal criou o projeto Oxigênio. A compensação é feita por meio do plantio de árvores em número correspondente à emissão de CO2 pela empresa. Com essa ação, contribui-se também para o reflorestamento de áreas de vegetação degradada. Atualmente, a companhia realiza esse trabalho em parceria com a SOS Mata Atlântica, que calcula anualmente a emissão e mapeia as regiões carentes de reflorestamento. Em 2020, por exemplo, a Schmersal emitiu 139 toneladas de CO2, 9% a menos do que no ano anterior. Para zerar essa emissão, investiu no plantio de 857 árvores, totalizando 3.428 m² de área reflorestada e mais de 139 toneladas de CO2 neutralizados.

Gestão de resíduos e logística reversa

A Schmersal reduziu a utilização de embalagens na fábrica optando por utilizar componentes e produtos em caixas plásticas retornáveis, evitando a utilização de embalagem que, futuramente, seria descartada. Adicionalmente, a empresa atua com o controle de coleta seletiva dos resíduos e todo o “lixo” gerado é recolhido pelas cooperativas autorizadas, que dão destinação correta a todos os itens descartados. O material é separado, classificado e destinado conforme legislação vigente.

Para ilustrar de forma quantitativa os avanços que a empresa tem alcançado do ponto de vista de redução da geração de resíduos, em 2020, o total de resíduos gerados foi de 81,12 toneladas, 19% inferior ao que havia sido gerado em 2019.

Sob o aspecto de logística reversa, a Schmersal estruturou e implementou um sistema que estabelece o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. A empresa explica no site como o cliente pode realizar esse processo e também como fazer para emitir Nota Fiscal desse tipo de produto para cumprimento de todas as exigências fiscais.

Combustível verde

Segundo estudo da Embrapa Agrobiologia, o etanol produzido com cana-de-açúcar reduz em até 73% as emissões de CO2 ao substituir a gasolina. Por isso, toda a frota de veículos da Schmersal é abastecida com etanol e, assim, reduzir a emissão de gases que provocam o aumento da temperatura global. No caso dos automóveis alugados, a Schmersal paga uma taxa extra para que o CO2 emitido pelo combustível consumido seja compensado com o plantio de árvores pela locadora.

Edifício certificado com LEED Gold

O prédio administrativo da Schmersal, localizado em Boituva, a 116 km da capital paulista, conta com a certificação LEED Gold e foi o primeiro da região a receber o certificado. A planta fabril, apesar de não ser certificada pelo LEED, tem diversos conceitos sustentáveis aplicados.

“O cuidado com o planeta em que vivemos está entre os principais valores da Schmersal. Temos consciência de que devemos fazer a nossa parte, cuidar do nosso pequeno universo, nossa empresa, nossa comunidade, nosso espaço. Temos a meta clara de minimizar e até mesmo eliminar o impacto que geramos no meio ambiente com as nossas atividades”, finaliza Baldauf.

Informações mais detalhadas podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade.

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores, além de ser especialista em produtos Ex e soluções para áreas classificadas. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW).

Website: http://www.schmersal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.