Dino

Empresas do setor de saúde buscam diferencial competitivo nas certificações

Rio de Janeiro, RJ. 19/5/2021 –

Assim como a Acreditação, a avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. É destinado a serviços de apoio a organizações de saúde, como empresas de esterilização. Segundo Marianna Amaral, “a Bioxxi Esterilização foi a primeira empresa do segmento a ter o Selo de Qualificação ONA”.

No Brasil, existem 879 certificações emitidas pela Organização Nacional de Acreditação. Das 879 certificações, 324 (36,8%) são de hospitais, o restante é distribuído entre ambulatórios, clínicas e empresas de esterilização.

“Conclui-se que as boas práticas da qualidade em serviços da saúde nos hospitais, quando associada à acreditação, proporciona aumento da produtividade, maior satisfação ao paciente e agrega valor à instituição”, afirma José Daniel Rodrigues Terra no artigo – Acreditação hospitalar e seus impactos nas boas práticas em serviços da saúde – publicado em 2017.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação.

“A Acreditação é composta por três níveis e é voltada para empresas que prestam serviços de saúde. O Selo de Qualificação é voltado para empresas de apoio a organizações de saúde, como a Bioxxi Esterilização que faz o reprocessamento de materiais para a saúde”, explica Marianna Amaral, Especialista em Gestão de Qualidade em Saúde e Supervisora da Garantia da Qualidade na Bioxxi.

Em entrevista, Marianna Amaral explica como foi o processo de qualificação da Bioxxi: “Em 2016 a Bioxxi decidiu que ter o selo ONA seria estratégico. Eu fiz o curso Sistema Brasileiro de Acreditação na ONA para entender o sistema de acreditação. Após o curso, informei à direção da Bioxxi que a empresa atendia todos os critérios para obter o Selo de Qualificação ONA. A avaliação na Bioxxi foi feita pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão – instituição certificadora e acreditadora). Em julho de 2017, fomos a primeira empresa de esterilização do Brasil a obter o Selo de Qualificação ONA”.

Empresas de serviços de apoio a organizações de saúde que têm Selo de Qualificação passam mais confiança aos pacientes. As empresas precisam atender uma série de requisitos para obter o Selo de Qualificação ONA. Nos dias atuais, os consumidores estão cada vez mais conscientes, por isso ter uma certificação é diferencial competitivo.

No site da ONA é possível checar o processo de acreditação: “a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir minimamente requisitos de elegibilidade exigidos pela ONA: estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano; possuir alvará de funcionamento; possuir licença sanitária; possuir licenças pertinentes à natureza da atividade; possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização”.

Website: https://bioxxi.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.