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O futuro das vendas: novas plataformas de negócios conectam empresas e cliente

São Paulo, SP 4/5/2021 – Identificando as transformações do mercado, empreendedores percebem a importância de plataformas digitais capazes de conectar diretamente empresas e clientes.

Para se adaptar às inovações do futuro e lidar com as adversidades dos últimos meses, empreendedores criam plataformas digitais para facilitar a conexão entre empresas e seus clientes.

Devido ao ritmo acelerado das transformações digitais, os processos de vendas tradicionais mudam constantemente. Como os consumidores são expostos a uma “enxurrada” de novas tecnologias, é preciso se adaptar às facilidades e benefícios oferecidos pelas novidades do mercado. Com isso, o público consumidor eleva as exigências a cada novo serviço lançado e, dessa forma, os processos de venda precisam ser revistos para acompanhar as demandas.

Inevitavelmente, é possível dizer que o futuro das vendas está na internet. Mais precisamente, em plataformas de negócios que conectam empresas e clientes. Como exemplos de sucesso, há modelos de negócios sólidos que já fazem parte do dia a dia dos usuários. Mercado Livre, OLX, Rappi e GetNinjas são empreendimentos pioneiros com essa premissa que ganharam espaço no mercado ao longo dos anos e hoje valem milhões. Algumas empresas, como Mercado Livre e Rappi, chegam a valer bilhões de dólares.

O que todas essas empresas têm em comum é a característica visionária de proporcionar um ambiente com facilidade de uso focada no usuário, seja ele empresa ou consumidor.

Com o surgimento e, posteriormente, o crescimento expressivo de plataformas como Uber, Airbnb e Netflix, por exemplo, ficou claro para o mercado que as plataformas digitais podem ser utilizadas para inúmeros fins. A tecnologia transformou a relação dos consumidores com os serviços de forma drástica em poucos anos, causando uma revolução no setor. Tais mudanças revelam que as empresas precisam estar conectadas e atentas a esse movimento para continuarem evoluindo.

Mas além de toda essa inovação, o ano de 2020 trouxe efeitos adversos. Os pedidos de falência cresceram em mais de 12% no último ano, de acordo com o Boa Vista. Segundo o SEBRAE, cerca de 50% das empresas fecham nos 5 primeiros anos.Estudos da CB Insights mostram que 14% desses fechamentos são causados por um marketing ineficiente, enquanto 19% apontam o fato de perder seus clientes para a concorrência.

Mirando em novas tendências e o futuro das vendas em meio às incertezas da pandemia, os empresários Mimi Khafif, Amirian Venancio e Gustavo Venancio, criaram, em 2020, o Uandu. O portal tem como principal objetivo conectar empresas e clientes para, assim, solucionar um problema que afeta, em especial, pequenos e médios empresários: a dificuldade de acesso a novos clientes.

No caso do Uandu, o maior diferencial é a igualdade de oportunidades na captação de novos clientes. Isso porque o acesso aos clientes não depende de grandes investimentos financeiros em serviços de divulgação, e sim na disponibilidade para atender as solicitações que chegam à plataforma. No portal, as 5 primeiras empresas interessadas em prestar o serviço solicitado recebem o contato do cliente. A partir daí, o consumidor pode escolher entre as propostas recebidas e optar pela que melhor se encaixa em suas necessidades.

Os fundadores deste portal identificaram essas transformações no mercado e perceberam o potencial de criar uma plataforma digital capaz de fazer a conexão direta entre prestadores de serviço e clientes. A experiência dos criadores do portal nas áreas de Marketing e Coworking possibilitou que eles reconhecessem um ramo de atuação com probabilidade de expansão, já que viam de perto as dificuldades de muitos empreendedores para captação de novos clientes, o que, consequentemente, pode levar ao fechamento de empresas ainda no início da jornada.

A partir de todas as mudanças ocasionadas pelo início da pandemia, os idealizadores da plataforma se viram motivados a criar um empreendimento que pudesse ajudar os empreendedores a retomar as vendas em um momento em que o ambiente digital era a única saída possível para a continuidade dos negócios. Nesse ponto, provou-se mais uma vez a necessidade de os processos de venda acompanharem as evoluções tecnológicas. A plataforma é um exemplo de como a tecnologia vem diversificando a forma de utilização dos serviços no dia a dia. Atualmente, o portal está em fase beta. Devido a isso, empresas interessadas em oferecer os seus serviços podem usufruir dos benefícios da plataforma de maneira gratuita.

Website: https://folhaglobal.com/

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