Educação Geral Geral

Biologia – concurso

Olimpíada Brasileira de Biologia 2021 tem inscrições abertas até 29/4

O Instituto Butantan está com as inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Biologia 2021. As escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar o cadastro de seus estudantes do Ensino Médio até 29/4. A competição é realizada com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP (CENTD e Cetics), Fundação Butantan e da Veritas.
O objetivo é revelar talentos da área, despertar o interesse pela matéria, aproximar a universidade da escola e promover o intercâmbio de ideias e experiências. Por conta da pandemia, a edição atual foi remodelada para se adequar aos protocolos, alterando a forma da aplicação, quantidade de provas, número de ganhadores e até mesmo as premiações.
Neste ano serão aplicadas três avaliações, ao contrário das demais edições quando eram apenas duas. A primeira, realizada em 30/4, poderá ser aplicada tanto de forma virtual quanto presencial, dependendo da situação da pandemia na cidade ou estado participante. Em 18/5, o Butantan publicará a lista de estudantes convocados para a Fase 2 A.

Nesta próxima etapa, realizada em 21/5, as provas serão aplicadas pelas escolas inscritas. Neste caso a aplicação (presencial ou digital) será decidida pelo educador e pela escola, dependendo da situação sanitária do município. Estes resultados serão divulgados em 8/6.
Já a Fase 2 B terá sua avaliação aplicada em 18/6 e será exclusivamente digital, realizada através de um software em que a prova fica criptografada até o acesso com senha. Neste ano serão classificados 25 estudantes ao todo que passarão por uma capacitação virtual preparada pelo Instituto Butantan para etapas internacionais.
O número de premiados também aumentou nesta edição. Serão 25 certificados equivalentes a medalha de ouro, 50 de prata e 100 de bronze, além de 200 menções de honra ao mérito. Serão concedidos, como já é tradicional, o Certificado Menina da Biologia para a estudante melhor classificada e o Certificado Melhor Estudante da Rede Pública. Outra inovação da OBB 2021 é que 20 estudantes de escola pública, dentre os medalhistas, serão selecionados para receber uma bolsa de iniciação científica júnior junto ao Instituto Butantan.

Clique aqui para fazer a inscrição e conhecer o regulamento completo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Butantan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.