Dino

MBA em Blockchain: a tecnologia vai além das criptomoedas

São Paulo, SP 23/3/2021 – O mercado de trabalho de blockchain está crescendo cada vez mais, e faz ponte com outras áreas como negócios, direito e economia

O blockchain começou a ganhar popularidade principalmente com o bitcoin, mas já vem sido usado para outros fins, como tokens e smart contracts

Apesar de ainda ser novo no Brasil, o uso do blockchain está crescendo exponencialmente na América Latina e em território nacional, com vários tipos de aplicações estimuladas pela iniciativa privada (setor financeiro) e pelos governos (empresas públicas).

O blockchain começou a ganhar popularidade com o crescimento das criptomoedas, em especial o bitcoin, pois garante que não haverá fraude nestas transações financeiras. “Até é possível fraudar uma rede blockchain, mas o esforço necessário para fazer este tipo de fraude inviabiliza o retorno financeiro que a pessoa teria em troca”, afirma Michel Fernandes, coordenador do MBA em Blockchain da FIAP.

Como o próprio nome sugere, o blockchain é uma rede de blocos distribuídos e encadeados, de forma que não é possível criar um bloco falso sem impactar os demais que já foram gerados. Isto acontece, pois, cada um destes blocos carrega a impressão digital do bloco anterior adicionado ao seu próprio conteúdo, gerando assim sua própria impressão digital.

Apesar de ser relacionado principalmente com as criptomoedas, o blockchain já vem sendo utilizado, com sucesso, para outros fins. Esta tecnologia viabiliza as estratégias de transparência pública estabelecidas pelos governos, facilita o rastreamento único através de tokens e possibilita o uso dos “smart contracts”, contratos digitais autoexecutáveis, que não podem ser perdidos ou adulterados. Recentemente, esta tecnologia também alcançou o mundo da arte, com os NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis). Simplificando, NFTs são tokens gerados a partir de um blockchain e servem para dar a um item específico uma espécie de identidade única, como um selo oficial de item raro.

O mercado de trabalho de blockchain está crescendo cada vez mais, e faz ponte com outras áreas como negócios, direito e economia. O MBA em Blockchain da FIAP forma o profissional que conhece as leis e os regulamentos, com foco em legislação nacional, referentes ao uso de contratos inteligentes, criptomoedas, assinatura e certificação digital. O pré-requisito para ingressar neste curso é ter no mínimo um ano de experiência em qualquer linguagem de programação.

O aluno que conclui este MBA sai preparado para enfrentar os desafios do profissional de Blockchain, seja ele um arquiteto, desenvolvedor, product owner ou product manager. “É ensinado repertório técnico e fundamentação sobre como o blockchain funciona e poder extrair o melhor da tecnologia em casos de uso onde ela possui mais valor, além de como colocar aplicações baseadas em blockchain em produção, ou seja, desenvolver de fato”, afirma o coordenador Michel Fernandes.

Website: https://www.fiap.com.br/mba/mba-em-blockchain-development-e-technologies/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.