Dino

Consumo de café faz parte da rotina de brasileiros durante isolamento

São Paulo 22/3/2021 –

Os brasileiros consomem cerca de 3 a 4 xícaras de café por dia, fazendo com que a bebida seja a segunda mais consumida no país

A predileção nas decisões dos consumidores brasileiros pelo café se conservou esse ano, mesmo com a crise provocada pelo novo coronavírus. Apesar das mudanças de comportamento trazidas pela pandemia – que foram responsáveis por concentrar esse consumo nos lares, ao invés de cafeterias -, a indústria cafeeira não passou por problemas significativos nesse período.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo do produto sofreu um aumento de 35% no mês de março. Isso indica que a demanda pelo café passou por um crescimento durante o isolamento social. Esse fato também é evidenciado em uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), a qual aponta que, em abril, o consumo cresceu em 20%.

Dessa forma, a bebida, que já era muito presente no dia a dia dos brasileiros, protagoniza ainda mais o cenário que compõe as rotinas caseiras no período em que o novo coronavírus está em vigência.

Não só a procura por café aumentou durante a pandemia, mas também a procura por doces. De acordo com pesquisas realizadas pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em comparação com 2019, a venda de barras de chocolate aumentou 40%, e a de bombons, 50%.

Em 2019, a expansão do faturamento do mercado de doces já era notável. A indústria de biscoitos, massas e pães & bolos havia atingido um faturamento de R$ 36,7 bilhões. Esse dado foi divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos (ABIMAPI), a qual também pontuou que o valor se encontra 3,5% acima do valor obtido em 2018.

Diante disso, a perspectiva para o avanço das indústrias de café e de doces é positiva, uma vez que os itens se encontram cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros ao longo do isolamento social.

Brownies, bolos e fludens são opções de doces para serem consumidos junto com o café, podendo fazer parte da alimentação dos indivíduos. Eles podem ser servidos como acompanhamento em cafés da manhã, lanches da tarde e sobremesas, contrastando com o gosto amargo da bebida.

Além do brownie de chocolate e do bolo tradicional, os bolos amanteigados, bolos americanos e fludens podem acompanhar o café. Tais produtos são encontrados em lojas físicas que possuem pontos de venda específicos ou em lojas online. Pelo site da Fin’Arte, por exemplo, é possível adquirir esses produtos. A marca também conta com diversos pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Website: https://finartealimentos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.