Dino

A relevância da atuação do engenheiro de produção no setor Industrial

São Paulo, SP 4/3/2021 – O profissional pode atuar em projetos, desde os mais simples aos mais complexos, trabalhando diretamente com todas as áreas da organização

O profissional é extremamente importante em indústrias e empresas que procuram soluções para problemas de produção de bens e serviços

Com a pandemia da Covid-19, empresas da indústria brasileira passaram a adotar novas inovações tecnológicas para permanecerem ativas no mercado, segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, 2% das organizações do país estão inseridas na indústria 4.0 (automação e diferentes tecnologias de apoio industrial). De acordo com a agência, o cenário atual cria boas oportunidades para os profissionais de engenharia de produção. 

A engenharia de produção é o setor responsável pelos processos produtivos da empresa, que vão da negociação da compra de materiais à distribuição do produto final, informa Nelson dos Santos Junior, bacharel em engenharia de produção (FEI). “A engenharia de produção, no seu início, era vista como uma modalidade do curso de engenharia mecânica, mas com o passar dos anos, tornou-se indispensável para qualquer área de uma empresa. Hoje, o profissional pode atuar em projetos, desde os mais simples aos mais complexos, trabalhando diretamente com todas as áreas da organização”, explica o engenheiro, com forte experiência desenvolvida nas áreas de engenharia de produção e na área de embalagens plásticas no controle de produção.

O especialista, palestrante de tema como as boas práticas de produção na indústria do plástico, esclarece que a atuação do engenheiro de produção tem destaque desde as análises de projetos, passando pela execução até a fiscalização das diversas atividades relacionadas à produção. E que se utilizando dos conhecimentos de exatas, como física, e conhecimentos das áreas sociais, o profissional elabora análises circunstanciais prevendo resultados eficientes e eficazes para auxiliar nas tomadas de decisões da organização.

“Pensando hoje no mercado de trabalho para esse profissional, de engenharia de produção, ele possui um certo privilégio por estar em melhor situação de empregabilidade, pois, baseia-se em uma formação sólida nas diversas áreas científicas, com um olhar mais abrangente para o futuro, podendo assim encarar com melhor desenvoltura os problemas mercadológicos”, afirma Nelson Santos, que possui cursos de Princípios de Sustentabilidade e Tecnologias Portadoras de Inovação, Formação em Gestão de Projetos, Kanban Essentials Professional Certificate (KEPC) e Portfólio Management Professional (PMI).

O Brasil, atualmente, é referência mundial em qualidade industrial e inovação tecnológica, principalmente em exploração de petróleo, conforme o relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. De acordo com o relatório, as empresas contrataram cerca de um milhão de novos engenheiros até o ano de 2020 e o engenheiro de produção passou a ser um dos profissionais mais requisitados para atender à necessidade nacional.

“Sendo assim, esse profissional vem se tornando indispensável na indústria como um todo, áreas que nem imaginariam ter um engenheiro de produção, agora, buscam por adequar seu dia a dia para que esse profissional possa auxiliá-los com as demandas oferecidas pelo mercado. Com isso, fazem com que a sua atuação seja importante para uma melhoria na cadeia de produção, buscando sempre o menor lead time e a diminuição de custos para que a indústria consiga responder com mais organização e rapidez, trazendo qualidade e melhores produtos para o mercado”, finaliza o engenheiro de produção Nelson dos Santos Junior, com vasta experiência em gerenciamento da área industrial composta por manufatura, manutenção, engenharia de processos e ferramentaria de construção de moldes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.