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Visual Merchandising: estratégias podem ser decisivas no momento de posicionar e exibir produtos

São Paulo, SP 22/2/2021 – Manter uma equipe especilizada em VM é fundamental para apromirar a experiência do cliente no ponto de venda – Pastre – CEO na Bárions

Criar um display expositor em 3D para apresentar um novo produto ou destacar os diferenciais de serviços de uma loja são características de ações de merchandising que, se trabalhadas de forma eficiente e estratégica, atraem a atenção do consumidor e aumentam as vendas, independentemente do tipo de loja.

Visual merchandising é o processo de projetar e integrar todos os aspectos de uma loja ou espaço comercial – da escolha da planta/piso à quantidade de itens em uma prateleira, a fim de oferecer aos clientes uma experiência de compras emocionante, maximizando as vendas.

Esta especialidade do marketing é capaz de entender o comportamento dos clientes em um espaço físico e traçar estratégias de posicionamento de produtos, favorecendo o processo de compras.

De acordo com Marcos Andrade – Presidente da ABIESV, em 2020 o Brasil contava com, pelo menos, 53 mil profissionais capacitados para pensar e aplicar estratégias de VM.

Em uma publicação do site Brain Rules, o Dr John J. Medina, biólogo especialista em desenvolvimento molecular, explica que ao adicionar um elemento visual à comunicação, a lembrança da mensagem aumenta em até 65%. 

Isso significa que a informação visual afeta muito mais os consumidores do que a fala ou escrita. Logo, apostar em comunicação visual tem um impacto muito maior no aumento das vendas.

Para explicar melhor esse conceito, a Xerox desenvolveu um documento intitulado 20 ways to share color knowledge (20 maneiras de compartilhar conhecimento de cores), onde lista como as cores capturam a atenção, aumentam a produtividade, melhoram a comunicação e ajudam a impulsionar as vendas.

É justamente neste conceito que o Visual Merchandising atua. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen em 2015, 70% das decisões de compras foram tomadas na frente da gôndola, sendo 50% delas no chamado piloto automático, ou seja, quando o consumidor não planeja a compra e adquire o produto por impulso.

A disposição da loja

A correta disposição de elementos dentro de uma loja faz com que os visitantes percorram caminhos que favoreçam a compra. Os clientes devem perceber como é fácil se movimentar e comprar, sem desgrudar os olhos das prateleiras.

Por isso, é necessário planejar o layout do piso, ou seja, como e onde os produtos serão expostos, assim como outras necessidades do espaço como caixas, atendimentos e provadores.

Há três layouts principais utilizados como referência em um projeto de visual merchandising: 

  • Layout de loja simples
  • Layout de loja angular
  • Planta em loop

Mais informações sobre cada uma das possibilidades de layout estão disponíveis em Como planejar o layout de lojas.

Planejamento de exibição de produtos e mercadorias no ponto de venda

Com o projeto de planta baixa definido, é hora de planejar a posição e oferta de produtos. Este é um ponto crucial do projeto já que um desenvolvimento assertivo pode acarretar em compras extras. 

Algumas estratégias básicas de merchandising como manter os produtos mais consumidos no fundo da loja, posicionar as ilhas e gôndolas para criar caminhos até o fundo da loja e manter itens sazonais, pequenos e com maiores margens de lucro visíveis e sempre na frente da loja são fundamentais. 

A Bárions Produções, empresa especializada em desenvolvimento de display, expositores e cenografia para o ponto de venda, explica no texto Planejamento para exibição de produtos e mercadorias para ponto de venda seis ações básicas que toda estratégia de VM precisa ter.

Como aprimorar ações de visual merchandising

Para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, Alfredo Pastre – CEO da Bárions Produções, listou algumas dicas básicas e possíveis para todos os tipos e tamanhos de estabelecimentos.

  • Criar categorias de produtos torna a busca mais fácil para o consumidor e uma aparência mais consistente para o espaço. Agrupamentos-padrão são feitos de forma macro, em corredores, e micro nas prateleiras. O ideal é encontrar o que faz sentido de acordo com cada modelo de negócios e perfil de clientes. 
  • Itens de alta margem de lucro devem, sempre, estar na frente na loja. Alguns exemplos são expositores de óculos, itens escolares, refrigerantes, pilhas e pequenos eletrônicos.
  • Consumíveis, produtos de uso diário ou itens de maior volume de vendas devem ficar expostos no fundo da loja. Desta forma, os consumidores verão outros itens durante o caminho, aumentando as chances de venda extra.
  • Os itens sazonais são perfeitos para vendas cruzadas e de impulso, por isso devem estar localizados nas extremidades dos corredores e do lado direito da loja, já que é este caminho que os consumidores costumam percorrer. Este também é o momento ideal para expor diversos itens, complementares e associados, e fazer uma venda casada.

Para que as estratégias de layout e posicionamento ganhem ainda mais força, as peças de exposição devem ser diferenciadas e realçar os benefícios da marca e produtos.

Essa estratégia é extremamente necessária em espaços multimarcas, como supermercados, por exemplo.

O display ideal é aquele que, além de expor o produto, é capaz de convencer o consumidor a realizar uma compra. Da comunicação visual, a exposição dos itens, posicionamento do expositor dentro da loja e até a qualidade do acabamento são fundamentais.

Por isso, empresas como a Bárions Produções possuem departamentos próprios e dedicados para a execução dos displays expositores, da concepção em 3D à positivação no ponto de venda. Considerada uma empresa referência no segmento, a Bárions Produções também desenvolve conteúdos que ajudam estudantes e profissionais de visual merchandising a entender e planejar melhor seus modelos de displays:

Para saber mais informações sobre comunicação visual, displays e estratégias de visual merchandising: barions.com.br/blog

Website: https://www.barions.com.br

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