Dino

Migraflix e Facebook lançam formação gratuita de empreendedorismo para imigrantes internos e externos no Brasil

São Paulo, SP 19/2/2021 –

Totalmente on-line, o Projeto Impulsione com Facebook traz dicas semanais e esclarecerá dúvidas comuns para quem deseja criar oportunidades de negócios no país.

A Migraflix, organização social que promove a inclusão socioeconômica de refugiados e imigrantes no Brasil, apresenta o Projeto Impulsione com Facebook. Desenvolvido em parceria com a rede social, o programa de treinamento digital tem como objetivo estimular o empreendedorismo a milhares de imigrantes internos e externos no Brasil.

No curso on-line disponível no site migraflix.com.br/impulsione os imigrantes de todo o país terão acesso gratuito a conteúdos autorais práticos e didáticos que abordam: modelo de negócio, educação financeira, gestão e marketing, além de estratégias e ferramentas para impulsionar vendas nas redes sociais, entre outros. Em 2020, as restrições de segurança impostas pela pandemia da COVID-19 levaram os organizadores a apostar no formato digital.

“Esse momento atual nos desafiou a readaptar o projeto para atuarmos no plano digital. Ainda assim, estamos muito entusiasmados por poder realizar a segunda edição do Impulsione com Facebook como forma de inspirar empreendedores de diferentes partes do Brasil e do mundo a desenvolverem negócios e garantirem sua fonte de renda em um contexto de crise”, explica Jonathan Berezovsky, fundador e diretor-executivo da Migraflix.

Segundo levantamento do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) de 2019, os imigrantes investiram R$ 1,5 bilhões no Brasil entre 2011 e 2018. A maior parte dessas pessoas tem entre 20 e 39 anos, possuem ensino médio ou superior completo e são da Europa, Ásia, América Latina e Caribe. Por outro lado, no cenário nacional, a migração interestadual também tem sido um fator determinante para o desenvolvimento econômico de outras regiões; de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil tem cerca de 43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas.

Economia criativa e empreendedorismo

Produzidas pela Migraflix e Facebook, as videoaulas distribuídas em episódios semanais ensinam imigrantes e refugiados sobre como empreender no Brasil a partir de ideias simples que podem estar no cotidiano, além de esclarecer dúvidas comuns que muitos têm. “Uma das principais frentes de atuação do projeto é a economia criativa. Através de uma linguagem simples e acessível, no Impulsione com Facebook o público poderá descobrir que um aspecto autêntico da sua nacionalidade ou história, pode se tornar uma proposta de produto ou serviço”, acrescenta Camila Batista, vice-diretora da Migraflix.

Um exemplo é o casal sírio Yamam Saad e Mohamed Al Saheb, que possuem uma escola de língua árabe no centro de São Paulo. O cenário de pandemia os obrigou a digitalizar o negócio, tiveram que se reinventar para poder trabalhar on-line. Criaram um site onde os alunos acessam os conteúdos e assistem às aulas virtualmente.

Debora Nitta, Diretora de Global Customer Marketing do Facebook para a América Latina, ressalta a importância dessas parcerias: “Estamos vivendo um momento em que ser digital é essencial para a sobrevivência das empresas, especialmente as pequenas e médias. Oferecer treinamentos gratuitos em parceria com entidades que conseguem conectar o que o Facebook pode oferecer com as necessidades específicas da comunidade negra, dos empreendedores da periferia ou dos refugiados e imigrantes é uma maneira de apoiarmos ainda mais pessoas”, destaca.

A Migraflix quer apoiar outros empreendedores a superar o momento de crise. Fundada em 2015, a organização social atua na inclusão econômica e social de refugiados e imigrantes para a construção de seu protagonismo no Brasil. Com o propósito de conectá-los e capacitá-los para atuar no mercado de trabalho ou com empreendedorismo, os programas desenvolvidos pela organização, como Migralab, Raízes da Cozinha, Raízes da Cidade, Encontro e Meu Amigo Refugiado, geram renda à comunidade enquanto conscientizam a sociedade brasileira sobre a riqueza que a cultura e a diversidade proporcionam.

Quando uma empresa ou instituição contrata ou apoia um serviço cultural da Migraflix, ela gera renda aos refugiados e imigrantes, contribui para a valorização das suas culturas e, consequentemente, ajuda a integrar esses cidadãos à sociedade. Atualmente a Migraflix trabalha e dá suporte a refugiados e imigrantes de mais de 20 nacionalidades provenientes da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Website: https://www.migraflix.com.br/impulsione

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.