Dino

Gerenciamento de riscos especializado é alternativa para empresas elevarem a segurança no transporte de cargas pelo país

São Paulo 11/2/2021 –

Gerenciamento de riscos pode contribuir ainda mais com a diminuição no roubo de cargas – que já caiu mais de 27% entre 2019 e 2020

Durante o ano passado, o transporte de cargas passou por grandes desafios devido à pandemia da covid-19. Todo o país parou e, agora, a economia começa a dar os primeiros passos rumo a uma recuperação. Com isso, a venda de caminhões, assim como o transporte de cargas, está mais otimista, voltando a respirar.

Roubo de cargas em estradas federais diminuiu mais de 27%

Concomitante à gradativa melhora da economia, o número de roubos de cargas diminuiu 27,1% (em agosto de 2020 ante o mesmo mês em 2019), nas estradas federais. Entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2020, a queda foi de 7,1%. Os dados foram coletados e aferidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Alimentos, combustíveis, cigarros, bebidas e fármacos são os produtos mais visados

De acordo com um relatório elaborado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) de 2019, a diminuição dos números de ocorrências já vinha sendo notada nos três anos anteriores. Entre 2018 e 2019, por exemplo, a redução foi de mais de 17%. Entre 2017 e 2018, 16,8%. No geral, os produtos mais visados pelos criminosos são os farmacêuticos, alimentícios, cigarros, bebidas e combustíveis.

O Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp) estimou para 2020 uma redução entre 17% a 19% no total de ocorrências. De acordo com o Setcesp, o cenário positivo advém das diversas ações realizadas em prol do combate aos crimes, encabeçadas pelos órgãos de segurança do país.

Investimento no gerenciamento de risco de cargas contribui para a queda das ocorrências

O aprimoramento do gerenciamento de risco de cargas, feito por empresas especializadas no assunto, contribui para a diminuição das ocorrências criminosas. Suas operações envolvem, além de equipamentos tecnológicos para rastreamento, diversos procedimentos e medidas que visam otimizar a cautela.

Gerenciamento de riscos como solução para a segurança de cargas

O serviço de gerenciamento de riscos é uma solução para companhias que buscam aumentar a segurança nas atividades de transporte. Uma empresa especializada nisso pode oferecer alternativas integradas para o monitoramento de transportes de cargas, acompanhamento em tempo real e gestão dos processos envolvendo as entregas, tudo isso realizado diretamente por centrais de monitoramento. Nesse sentido, as empresas especializadas em gestão de riscos podem agir diretamente na prevenção de roubos e furtos, garantindo a segurança dos produtos e dos motoristas de caminhões.

Gerenciamento de risco de cargas e a integridade do colaborador

O gerenciamento de risco de cargas, além de garantir a segurança no transporte das mercadorias, preza pela saúde e integridade física dos colaboradores envolvidos no processo dessas entregas, sejam eles motoristas ou apoiadores. Hoje, é possível contar com o auxílio de empresas que desenvolvem projetos exclusivos para o gerenciamento de riscos no transporte, como a Brasil Risk, por exemplo, prezando pelo patrimônio físico e moral de seus clientes.

Website: https://www.brasilrisk.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.