Dino

Instituto Vencer o Câncer estimula hábitos saudáveis e promoção do bem-estar do paciente no Dia Mundial do Câncer

São Paulo – SP 2/2/2021 – Sabemos que grande parte dos tumores é originada por questões como o tabagismo, o sedentarismo e a dieta pouco saudável, afirma o oncologista Fernando Maluf

Campanha internacional também destaca as adaptações e inovações no tratamento oncológico durante a pandemia de COVID-19

O Dia Mundial do Câncer, campanha internacional realizada em 4 de fevereiro, é um evento anual que reúne centenas de entidades com a proposta de diminuir o impacto crescente dos tumores sobre a saúde global. “O câncer é, entre as doenças crônicas mais frequentes, a que mais tem avançado no mundo nas últimas décadas. São mais de 19 milhões de casos novos por ano no planeta, com cerca de 9 milhões de óbitos. Por outro lado, melhorias importantes têm sido feitas no tratamento e nosso desafio é garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a elas”, afirma o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer (IVOC).

O movimento é organizado pela UICC – União Internacional para Controle do Câncer, que há alguns anos adotou o slogan “Eu sou e eu vou” como um convite para enfrentar os desafios que a doença representa. Tem como base estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e a garantia ao melhor tratamento possível.

Para marcar a data, o portal do Instituto Vencer o Câncer terá vídeos de especialistas sobre nutrição, bem-estar, reabilitação, cuidados paliativos e depoimentos de pacientes. Além disso, a programação do dia contará com duas lives com os médicos fundadores do IVOC e convidados, que vão abordar a importância da alimentação saudável como fator protetor contra o câncer.

Às 17h, o oncologista e cofundador do IVOC Antonio Buzaid convida a Dra. Ana Luísa Baccarin, oncologista e nutróloga, para falar sobre “a importância da alimentação saudável como forma de prevenção do câncer quanto para evitar recidiva”.

Às 19h, o oncologista Fernando Maluf vai discutir com o empreendedor Thiago Vinícius sobre “Alimentação saudável. Comer bem, de forma acessível, é possível? “. Thiago é organizador de uma rede de empreendedores da periferia, que oferece serviços como curadoria para eventos, palestras, consultoria para marcas, armazém de produtos orgânicos, coworking e restaurante.

“Acreditamos que as informações sobre prevenção precisam atingir um maior número de pessoas. Sabemos que grande parte dos tumores são originados por questões ambientais e comportamentais, como o tabagismo, o sedentarismo e uma dieta pouco saudável”, destaca Fernando Maluf. “Esses três fatores são responsáveis por cerca de 30% dos casos de câncer. Há um ano, o IVOC lançou uma campanha chamada Alimentos Tarja Verde (https://alimentostarjaverde.org/), que procura educar não só as crianças, mas particularmente pais e responsáveis, sobre a importância de uma dieta mais saudável, como forma de prevenir doenças como o câncer, na fase adulta. Estamos colocando grande energia para poder orientar e cuidar de nossos meninos e meninas para que, no futuro, sejam adultos saudáveis. Para que, assim, consigamos evitar a obesidade e diminuir consideravelmente os casos de câncer em nosso país”, ressalta Maluf.

A programação do Dia Mundial do Câncer do Instituto Vencer o Câncer poderá ser acompanhada no portal www.vencerocancer.org.br e nas redes sociais do IVOC.

Website: http://vencerocancer.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.