Dino

Startup de atendente virtual para restaurantes com delivery é destaque em pesquisa do Sebrae e Instituto Caldeira

Rio Grande/RS 14/1/2021 –

O Anota AI é a maior plataforma de automação de WhatsApp para delivery do Brasil. Desde 2018, a startup é a única que disponibiliza atendente virtual com inteligência artificial, para responder às principais dúvidas dos clientes e fechar os pedidos do delivery.

O Anota AI é a única startup de automatização de pedidos destaque no levantamento de 35 jovens empresas que impactaram a economia do Rio Grande do Sul em 2020, estudo realizado pelo Sebrae RS, em parceria com o Instituto Caldeira. A seleção de startups visa fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso do estado gaúcho, que é o terceiro em número de startups, segundo a base de dados da ABStartups, com cerca de 940.

O levantamento foi constituído a partir de uma análise do mercado de atuação das startups, considerando aquelas que já estão consolidadas e escalando o negócio, entregando soluções para problemas reais para esses mercados. Fundado em 2018, o atendente virtual, cardápio digital e gerenciador de pedidos da startup Anota AI são destinados aos donos e donas de deliveries de comida, que querem receber pedidos pelas redes sociais de forma automatizada.

Com cerca de 60 colaboradores atualmente, o Anota AI é a primeira startup do município de Rio Grande/RS e está sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – Oceantec, mas oferece os serviços para os deliveries de todo o Brasil, de forma totalmente on-line. No último ano, a startup cresceu 10 vezes o número de clientes e conquistou estabelecimentos em todos os estados brasileiros, ajudando mais de 3000 deliveries com o atendimento via rede social.

“É como se a gente tivesse vários atendentes ao mesmo tempo respondendo todos, isso nos ajuda muito, tanto a nós quanto a quem vai pedir o lanche, pelo fato de não ter que esperar e ser tudo mais prático”, conta Mário Pereira, proprietário do Oficina Lanches, em Rio Grande/RS.

Nos últimos 3 meses, o estabelecimento do Mário recebeu mais de 3.700 pedidos somente pelo sistema do Anota AI, através do seu número do WhatsApp e da sua página no Facebook. “Por vezes os clientes desistiam por terem que esperar para serem atendidos. Então, com a plataforma agora, todo mundo é atendido de forma rápida e com certeza as vendas aumentaram”, esclarece Mário.

O Sebrae RS também elegeu o Anota AI como uma das 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2021, considerando o desempenho no ano anterior e o potencial de crescimento. Em 2020, o sistema do Anota AI contabilizou mais de 8 milhões de pedidos efetuados através do cardápio digital, alcançando também a marca de 1 milhão de pedidos realizados em apenas um mês.

Além desses reconhecimentos, a startup recebeu incentivos da WOW Aceleradora e também participou do Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração do país, ficando entre as 100 melhores startups.

No ano passado, ela também foi uma das sete startups selecionadas como “Casos de Sucesso de Inovação RS 2020”, mapeamento promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, através dos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo.

O reconhecimento destaca as empresas (entre elas startups e agroindústrias) com atuação no Rio Grande do Sul e que possuem histórias de implementação de soluções tecnológicas inovadoras, com resultados na criação de produtos, processos ou serviços mais competitivos.

Website: https://anota.ai/home/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.