Agenda Economia Geral Geral Tecnologia

Setor Público

iLabthon reúne servidores e mentores para criar projetos de laboratórios de inovação

Interessados podem inscrever grupos de 2 a 7 integrantes até o dia 27 de janeiro. Evento é 100% gratuito

Servidores públicos que tenham interesse em desenvolver um laboratório de inovação em suas unidades poderão tirar a ideia do papel. A Rede Conexão Inovação Pública RJ vai promover, entre os dias 29 e 31 de janeiro, o ILabthon, uma maratona online que colocará servidores em contato com dezenas de mentores especialistas em inovação do setor público. Você pode inscrever sua equipe de 2 a 7 integrantes até o dia 27 de janeiro para participar do evento, que é 100% gratuito. 

Haverá uma palestra de abertura e pequenos workshops ao longo do evento, mas o principal foco é o desenvolvimento de um laboratório de inovação, com a ajuda dos mentores. O objetivo é que, ao fim do evento, cada equipe tenha um projeto que possa ser implementado, além de um “pitch” (uma apresentação rápida) que será avaliado por uma banca julgadora. 

– Muitos querem ter o seu próprio laboratório de inovação, mas não sabem como fazer e não sabem quem procurar.  E, devido a isso, a mortalidade de laboratórios é alta e isso pode até significar um retrocesso na cultura da inovação organizacional. O iLabthon tem o objetivo de mostrar como é possível criar um laboratório que seja consistente e que entregue valor- explica Rodrigo Narcizo, servidor do Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e integrante da Rede Conexão Inovação Pública RJ. 

Narcizo aposta na experiência dos parceiros do evento, que fazem parte de mais de vinte laboratórios de inovação pública, além de pessoas ligadas à iniciativa privada e ao terceiro setor. Por isso, ele acredita que o  iLabthon será uma ação que contribuirá para a criação de laboratórios de inovação fortes e saudáveis, que gerem resultados reais, e para consolidar uma rede de contatos sólida para os participantes. 

O Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), divisão da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE), apoia o evento e também faz parte da Rede Conexão Inovação Pública RJ. 

Inscreva-se pelo link (até o dia 27 de janeiro): bit.ly/ilabthon

Rede Conexão Inovação Pública   

O Conexão Inovação Pública RJ é uma rede que tem o objetivo de fomentar a inovação e mostrar como o setor público é inovador. Para isso, promove eventos como o iLabthon, lives, prêmios e cursos que são oferecidos gratuitamente.   

– Tudo o que fazemos no Conexão é voluntário e de coração, porque sabemos que muita gente quer inovar no setor público. E as nossas ações são a nossa forma de dizer: “você não está só. Conte com o Conexão! Vamos juntos” – destaca Narcizo.  

Se você tiver qualquer dúvida sobre o iLabthon ou sobre o trabalho da Rede Conexão Inovação Pública RJ, entre em contato pelo e-mail conexinovapubrj@gmail.com  

O QUE É UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO?O laboratório de inovação é um espaço projetado para criar condições favoráveis para que a inovação ocorra. Através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo, novos conhecimentos podem ser facilmente compartilhados e ideias podem ser desenvolvidas. Para isso, é necessária uma equipe de trabalho, composta por profissionais de diferentes áreas, que podem ser funcionários da instituição ou de fora dela, dependendo das necessidades do laboratório. Muitas vezes, a combinação de diferentes tipos de perfis no pode gerar os melhores resultados.

Fonte: Rede de Inovação do Setor Público – InovaGov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.