Economia Economia Geral

Aplicação financeira

Ganhei uma fortuna, e agora?

E se você de repente ganhasse um prêmio milionário da noite para o dia na Mega Sena da Virada? Já pensou no que fazer com tanto dinheiro na conta? Essas e muitas outras perguntas ficam na nossa cabeça mas o mais importante é como investir corretamente e fazer esse dinheiro todo render por muitos anos. Para nos ajudar com essa situação, o executivo em finanças André Aragão (foto) explica quais são as melhores maneiras para evitar a tentação de gastar tudo de uma vez.

1) Quais os primeiros passos que alguém que acabou de ganhar uma fortuna, como a mega sena por exemplo, deve tomar para investir corretamente o dinheiro?

Ganhar milhões na Mega Sena da Virada é o sonho de muitos brasileiros, ter liberdade financeira pelo resto da vida, poder fazer o que desejar, e viver sem nunca mais precisar se preocupar com o dinheiro.  Ganhar uma bolada do dia para noite pode ser um alívio, mas cuidado para não falir nos primeiros meses, se proteger dos oportunistas de plantão e manter a nova riqueza estável serão primordiais.  Então o que fazer?  Mantenha a calma e o anonimato, contrate uma boa assessoria tributária e financeira, mantenha sua rotina profissional, quite suas dívidas, não faça mudanças drásticas no seu estilo de vida, jamais perca sua identidade.  Ganhar um prêmio como o da Mega Sena da Virada pode ser sim a melhor coisa que já lhe aconteceu na vida.  Porém, é preciso primeiro se acostumar com a riqueza, antes de começar a gastar.

2) É importante diversificar os investimentos? Quais seriam as suas recomendações neste caso?

Investimentos para iniciantes são aqueles que apresentam uma baixa complexidade, segurança, e oferecem uma boa rentabilidade sobre o capital.  Porém, o investidor iniciante também deve considerar as aplicações de renda variável. Não existe dinheiro fácil, por que no mercado financeiro existiria? Desconfie sempre de promessas de altos ganhos em curtos espaços de tempo. No processo de acumulação de patrimônio não existem atalhos.  Tenha paciência, vislumbre o horizonte de longo prazo, faça aportes consistentes e racionais e deixe o tempo atuar a seu favor. Fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo são fundamentais, devemos sempre contar com imprevistos no meio do caminho, assim, seus investimentos também deverão permitir uma reavaliação em cada fase de sua vida.  Paciência é a palavra-chave.

3) Alguém que acaba de ganhar uma fortuna também precisa considerar seu perfil de investidor ao investir o dinheiro?

Mesmo quem acabou de ganhar uma fortuna precisa considerar o seu perfil.  Entender seu perfil de investidor permite tomar melhores decisões ao aplicar seus recursos.  Você é conservador, moderado ou agressivo? O perfil de investidor é o resultado de uma análise das suas características em relação a segurança, liquidez, rentabilidade e objetivo do investimento. Sendo mutável ao longo do tempo. O investidor conservador prioriza a segurança, já o moderado, está disposto a abrir mão dela para ter retornos melhores no longo prazo.  O agressivo ou arrojado, aceita os riscos e até mesmo eventuais perdas.  A ajuda de um bom time de consultores irá mitigar os riscos de quem se vê com uma fortuna de uma hora para outra.

4) É importante pensar na geração de renda passiva para fazer o dinheiro render? Teria alguma recomendação?

O risco de viver somente de renda ativa é que, em caso de algum imprevisto, você pode perder sua receita. A renda passiva é a melhor forma de você conquistar a independência financeira. Quem não gostaria de continuar ganhando dinheiro, mesmo durante as férias, por exemplo? No entanto, a renda ativa é fundamental para que a maioria das pessoas tenham oportunidades de aplicar em investimentos rentáveis, buscando aumentar o seu patrimônio.  O ideal é que a pessoa consiga conciliar as duas rendas: aplicar com inteligência parte de sua renda ativa, de forma que consiga se assegurar de riscos e tranquilizar seu futuro com uma renda passiva.  Alguns exemplos de renda passiva de longo prazo: fundos imobiliários, dividendos, previdência privada, tesouro entre outros. Para quem deseja viver de renda passiva, o fator “tempo” é fundamental.

Fonte: AiramComunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.