Dino

O crescimento histórico de vegetarianos no Brasil e a demanda por informação

São Paulo – SP 9/12/2020 – Uma pesquisa do Ibope feita em 2018, veiculada pelo portal da Sociedade Vegetariana Brasileira, apontou para um crescimento expressivo de vegetarianos no país.

Pesquisa do Ibope de 2018 apontou crescimento de vegetarianos no Brasil e a necessidade por informações sobre a alimentação sem carne é cada vez mais urgente.

Alimentar-se sem carne é uma pauta relevante a todos que se interessam pela cozinha e pela comida como uma fonte de saúde e bem-estar. O assunto hoje é amplo e atrelado a interesses como o desenvolvimento sustentável, o respeito à natureza, o apoio a pequenos produtores e o consumo consciente, com foco na ética e nos valores das empresas. E cresce a cada dia: uma pesquisa do Ibope feita em 2018, veiculada pelo portal da Sociedade Vegetariana Brasileira, apontou para um crescimento expressivo de vegetarianos no país. 14% da população se declara vegetariana e, em áreas metropolitanas, o percentual é de 16%.

Por estarem tão em alta, práticas como o vegetarianismo acabam também sujeitas a mitos, modas e rótulos usados por grandes indústrias para fazer o intermédio entre aqueles que comem e o que vai à mesa. É aí que fontes confiáveis de informação, dicas seguras e receitas práticas criadas por quem entende do assunto fazem falta. A fonte mais segura de informação será sempre o profissional de saúde, com especial destaque para os nutricionistas. Mas, no dia a dia dos brasileiros, é fácil perceber a necessidade por uma ajuda a mais, da compra dos alimentos até o preparo das refeições.

Para sorte dos adeptos e interessados, conselhos e dicas seguras podem ser encontrados em vários lugares atualmente. Desde sites de instituições a perfis de figuras públicas dedicadas ao estudo da alimentação sem carne e à descoberta de novos pratos, a oferta é vasta. Ainda, algumas editoras no mercado dedicam seguimentos inteiros de sua produção ao lançamento de livros que são verdadeiros trunfos para o cotidiano corrido de vegetarianos e veganos por aí.

Uma dica de lançamento dedicado ao assunto é o livro Vegetariando, coedição das editoras Alaúde e Senac. Com colaboradores de peso, o livro é um bom companheiro para ter à mão na cozinha. Eric Slywitch, Daniel Bork, André Fronza, Dalton Rangel, Katia Cardoso, Gabi Mahamud e outras renomadas figuras do mundo da cozinha preparam pratos do café da manhã ao jantar. O foco do livro é o preparo prático de refeições sem carne nutritivas e saborosas, com ingredientes acessíveis. São 60 receitas, com destaque para o capítulo de receitas superproteicas. O título aborda ainda as chamadas PANCS (plantas alimentícias não convencionais), para aqueles que se preocupam também com a redução do impacto ambiental, incluindo no cardápio ingredientes nacionais frequentemente ignorados, mas abundantes em valor nutritivo e acessibilidade.

Colaboração inédita entre Alaúde e Senac, duas das maiores editoras de títulos de culinária e gastronomia, Vegetariando une as melhores receitas vegetarianas e veganas nas editoras. Uma compilação necessária para aqueles interessados em uma alimentação sem carne saudável, construída a partir de fontes de respeito.

 

Website: https://www.alaude.com.br/categorias/vegetarianismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.