Dino

Lean IT conquista mercado brasileiro com modelo de gestão revolucionário

30/11/2020 –

Filosofia de gestão Lean, baseada em poupar recursos e o planeta, faz sucesso e, aos poucos, conquista mercado brasileiro

Períodos de crise costumam gerar cortes drásticos em grandes e pequenas empresas. Funcionários, equipamentos e setores inteiros podem ter a importância reavaliada em nome da sobrevivência da empresa. É estarrecedor como a maioria delas – não apenas as mais antigas – ainda gasta mal os recursos, como afirma Rodrigo Aquino, head de Lean Transformation da Lean IT; e é justamente por causa desse tipo de gestão de recursos retrógrado que ainda há resquícios de ceticismo no mercado quanto à metodologia Lean.

Segundo Rodrigo, “Toda empresa que utiliza Lean trabalha com uma demanda claramente entendida por todos. O tempo para entregá-la e executar as diversas atividades de uma organização é que direciona o ritmo do trabalho e, como consequência, estabelece o número de colaboradores adequados para conseguir realizá-las. Utilizando o conceito de colaborador multifuncional, a ideia é fazer mais com menos”, afirma.

Atualmente, é possível afirmar que mais de 80% das grandes fábricas no Brasil têm alguma iniciativa Lean na forma de trabalho, e o mesmo vale para os hospitais privados. Nessa lista de usuários estão bancos, emissoras de TV, montadoras de automóveis, marcas de alimentos, entre outras. Aliás, vale observar que a filosofia de gestão Lean veio para modernizar as empresas, e isso passa também pela maneira como se colocam diante do planeta. Segundo Rodrigo, “As empresas que fazem Lean sabem que ao eliminar os desperdícios estão ajudando o meio ambiente”.

Por incrível que possa parecer, Rodrigo diz ainda que algumas empresas ainda não têm ideia dos ganhos que a filosofia de gestão Lean pode lhes trazer. É importante torcer para que acordem logo, e que os ensinamentos Lean continuem a se propagar pelo mundo dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.