Cultura Sem categoria

Música e dança

ConectArte 2020 estreia dia 1º de dezembro pelo YouTube

Projeto da Funarte SP reúne doze atrações, entre espetáculos de teatro, dança e música e uma exposição, todas transmitidas pela internet, sempre às 21h

A Fundação Nacional de Artes lança no dia 1º de dezembro, o Funarte SP – ConectArte 2020 Festival. Doze atrações, entre espetáculos de teatro, dança e música, e uma exposição de artes virtual – previamente gravadas – serão exibidas no canal da Funarte no Youtube  , até dia 24 de dezembro, sempre às 21h. A abertura será feita pelo músico Arrigo Barnabé. Os vídeos ficarão disponíveis para o público. A última apresentação será na véspera de Natal, com o Coral Sinfônico Ravel – Villa-Lobos, da Associação Coral da Cidade de São Paulo. Outro destaque será a exposição virtual: Obras Clássicas Revisitadas, do artista plástico Antonio Peticov.

Confira abaixo a programação:

​​​​​​Dia 1º de dezembro | Terça-feira
Espetáculo musical: Arrigo Barnabé

Sala Guiomar Novaes.
O show apresenta o repertório do LP Clara Crocodilo, que completa 40 anos em 2020.

Dia 2 de dezembro | Quarta-feira
Show de humor, com o tema Humor na formação do cidadão
Com Márcio Américo

Sala Guiomar Novaes
Em estilo stand-up, o show de humor aborda temas como liberdade e comunicação, para discutir os limites e a influência do gênero no mundo pós-pandemia.    

Dia 3 de dezembro | Quinta-feira
Espetáculo teatral: O Navio Negreiro – com Vado

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Criado e encenado pelo ator e escritor Vado, o espetáculo é uma adaptação do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves, um dos mais conhecidos da literatura brasileira.

Dia 5 dezembro | Sábado 
Espetáculo teatral: Ossada
Com Ester Laccava

Sala Guiomar Novaes
A partir de textos de Maureen Lipman, Wislawa Szymborska e Laurie Anderson, o espetáculo apresenta situações cotidianas de algumas mulheres: um pai em coma, o casamento de um filho, uma entrevista para a TV e um cigarro que nunca acende.

Dia 8 de dezembro | Terça-feira
Espetáculo de dança: Valsa para 3
Com o grupo Teatro de Dança: Sebastian Soul, Fabio Leblon e Juan Catiglionee

Sala Arquimedes Ribeiro
Inspirado em Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, Valsa para 3 homenageia o poeta chileno Pablo Neruda, tendo como trilha sonora a Quinta Sinfonia, de Mahler, e a música Casta Diva, interpretada por Maria Callas.     

Dia 9 de dezembro | Quarta-feira
Espetáculo musical: Cara
Com João Pinheiro

Sala Guiomar Novaes
O cantor e compositor João Pinheiro apresenta, em formato acústico, canções autorais, como Um abraço e nada mais, Lapsos e Giro, Giro, Giro, além de parcerias com Fred Martins (Cabe ninguém), Leco Alves (Quando você não me procura), Jacinto Corrêa (Há dias em que ser eu é quase um crime), Elisa Queirós (Por aquí), Dhenni Santos (Mil anos-luz) e Magali (Toda vez que eu fico com você). Também estão no repertório Vale de lágrimas, de Lulu Santos, e No ordinary love, de Sade Adu. 
     
Dia 10 de dezembro | Quinta-feira
Palestra: Cem anos de Clarice Lispector: a vastidão do amor
Com Stella Tobar

Sala Guiomar Novaes
O projeto celebra a vida e obra de Clarice Lispector, apresentando fatos de sua trajetória: o nascimento, a vinda para o Brasil, a infância em Recife (PE), a paixão por histórias, seu romance de estreia Perto do Coração Selvagem, o casamento, a vida no exterior, a maternidade e a morte precoce. A palestra também contará com a leitura de trechos da obra de Clarice e a citação de frases de sua autoria. A autora, que completaria cem anos no dia 10 de dezembro de 2020, deixou como legado sete coletâneas de contos, nove romances, crônicas reunidas em A descoberta do mundo e cinco livros infantis, além de entrevistas e textos para colunas jornalísticas de temáticas femininas. 

​​​​​​​Dia 12 de dezembro | sábado
Abertura da exposição virtual: Obras Clássicas Revistadas
Por Antonio Peticov

Atelier do artista
Na exposição virtual, Antonio Peticov faz uma releitura de obras de artistas consagrados, entre eles Caravaggio, Velázquez, Rembrandt, Vermeer, Courbet, Leonardo da Vinci, Matias Grunewald, Georges de La Tour, Gustave Doré, Pablo Picasso, Max Ernst e Alberto Savinio.

Dia 15 de dezembro | Terça-feira
Espetáculo musical: Anelis Assumpção

Sala Guiomar Novaes
A cantora e compositora apresenta, ao lado de Rodrigo Campos e Saulo Duarte,  obras autorais misturadas a composições que “leem São Paulo com olhos de poetas”, mergulhando no cotidiano urbano da cidade, retratado com angústia e, ao mesmo tempo, humor. O show também celebra a memória de Itamar Assumpção, pai de Anelis, com algumas composições do artista que marcou a vanguarda paulistana nos anos 1980. 

Dia 16 de dezembro | Quarta-feira
Espetáculo teatral: Os arqueólogos
De Vinícius Calderoni

Sala Carlos Miranda
Escrito por Vinícius Calderoni e dirigido por Rafael Gomes, o espetáculo apresenta o cotidiano narrado por dois locutores esportivos. Na primeira parte da montagem, os narradores transmitem cenas corriqueiras vistas em uma praça: pessoas caminham nas ruas, crianças brincam de caça ao tesouro, um cachorro entra numa igreja e um pai ensina ao filho como se usa uma câmera fotográfica analógica.

Dia 17 de dezembro | Quinta-feira
Espetáculo: Tranqueiras líricas
Com Marcelo Montenegro

Sala Guiomar Novaes
Acompanhado pelos músicos Fabio Brum (guitarra) e Denis Florentino (piano), Marcelo Montenegro funde poesia falada com rock´n´roll, blues e jazz. Os poemas do espetáculo vêm dos três livros de Marcelo – Forte Apache (2018), Garagem Lírica (2012) e Orfanato Portátil (2003).    

Dia 24 de dezembro | Quinta-feira
​​​​​​​Concerto: Coral Sinfônico  Ravel – Villa‐Lobos
Com Associação Coral da Cidade de São Paulo

Sala Renée Gumiel
​​​O concerto tem a participação da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo. O programa é composto pelas obras Bachianas Brasileiras nº 2 e Choros n. 10, de Heitor Villa-Lobos, e pelo Bolero, de Maurice Ravel. A orquestra e o coral têm a regência do maestro Luciano Camargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.