Dino

Startup oferece ferramenta para avaliar e melhorar a gestão de cidades do Brasil e no exterior

São Paulo, SP 16/11/2020 – Com uma metodologia inovadora, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e indica as melhores soluções para melhorá-las

Bright Cities ajuda a qualificar planos de governo e mandatos executivos e permite aos cidadãos monitorar a administração municipal

Monitorar a eficiência das cidades e encontrar as melhores saídas para os seus gargalos não é tarefa simples para a administração pública, historicamente pressionada por resultados no curto prazo, mesmo trabalhando com poucos recursos e muita burocracia. Mas agora, cidadãos e gestores públicos podem contar com a startup Bright Cities como fonte de informações e análise de dados de diferentes áreas da administração municipal, ao mesmo tempo que os cidadãos podem recorrer à plataforma para monitorar o desempenho de prefeitos eleitos.

A Bright Cities reúne e utiliza informações de mais de cinco mil municípios brasileiros para traçar diagnósticos e indicar soluções capazes de melhorar a eficiência da gestão pública e a assertividade na tomada de decisões, contribuindo para converter gradualmente cidades de qualquer porte ou nacionalidade em cidades inteligentes.

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, é um dos gestores a utilizar a ferramenta, contratada no ano passado. “É uma tecnologia que nos traz embasamento teórico, nos abre possibilidades para ir além e nos apresenta elementos concretos para que possamos, cada vez mais, pensar fora da caixa”, afirma sobre Bright Cities. Além do diagnóstico da cidade, foram apresentadas mais de 80 soluções para auxiliar a gestão urbana.

Em Juazeiro do Norte (CE), a plataforma identificou oportunidades de melhoria em saneamento e educação e identificou 110 soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes, como a criação de fossas sépticas biogestoras de baixo custo e sistemas digitais de aprendizado. As soluções devem ser analisadas pelo próximo prefeito para integrar seu plano de governo.

Cidadãos também conseguem acompanhar o desempenho dos gestores e eventualmente cobrar por melhorias e mudanças. Ao acessar a plataforma e buscar pelo nome da sua cidade, mais de 100 indicadores traduzem o desempenho da gestão pública em áreas como educação, saúde, empreendedorismo, segurança e meio ambiente.

Cases
Em outubro de 2020, a Bright Cities passou a atender Riad, centro financeiro e capital da Arábia Saudita, com mais de 7 milhões de moradores. No Brasil, firmou acordo para avaliar e contribuir com a gestão das 50 maiores cidades do Estado de Santa Catarina, por meio de uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Seu portfólio inclui ainda o atendimento a Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Tubarão (SC) e Vila Nova dos Martírios (MA), além de Cataguases (MG), onde foi realizado um projeto-piloto em 2018.

A Bright Cities
Com uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma ampla base de dados e de centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e ISO (Organização Internacional de Normalização), a ferramenta estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município. Os diagnósticos consideram o desempenho em dez áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. Em seguida, elenca quais delas podem ser melhoradas e sugere um roteiro de soluções onde são apresentados os serviços e tecnologias disponíveis no mercado mais adequados para atender as demandas identificadas. Dessa forma, a Bright Cities contribui para que cidades do mundo todo se tornem cada dia mais inteligentes, ajudando na implementação de soluções tecnológicas capazes de trazer grande impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

A iniciativa conquistou apoios importantes como do Itaú Unibanco, que se tornou patrocinador da iniciativa, e da Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que selecionou a Bright Cities para o programa de aceleração Start Out Brasil, realizado em Boston. A Bright Cities foi também uma das vencedoras do 4º Ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB, competição envolvendo startups de todo o País. Seu primeiro MVP foi apresentado na Smart City Expo World Congress 2018, em Barcelona. A experiência proporcionou um acordo com a organização americana Leading Cities, sediada em Boston nos EUA, para realizar a análise de 500 de cidades dos Estados Unidos, fortalecendo sua atuação no exterior.

Website: https://www.brightcities.city/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.