Comportamento Economia

20 de agosto

Dia do Vizinho: 5 passos para bombar o seu negócio na vizinhança

Dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Vizinho. A data foi escolhida em homenagem a Cora Coralina que escreveu diversas poesias com o tema central sobre a vizinhança. A celebração é um ótimo momento para falar do comércio de bairro, que vem ganhando força por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, que já atinge 12,8 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quando falamos no comércio de bairro queremos ir além e destacar os pequenos empreendedores que, muitas vezes, estão ao nosso lado e nem imaginamos quais tipos de produtos vendem ou serviços que prestam. Portanto, para ajudar quem está começando e gostaria de vender na vizinhança, listamos cinco dicas para bombar o seu negócio:

Vá além das redes sociais
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor não tem verba para investir na divulgação de seus produtos e serviços, ficando preso às redes sociais, como WhatsApp e Facebook. Esses canais podem até ajudar, mas as vendas ficam restritas à rede de contatos. Uma boa opção para atingir novos clientes no bairro, evitando, inclusive, custos com deslocamento, é se cadastrar na plataforma MeuVizinho.me, que mostra o seu serviço para pessoas que estão em um raio de até 12 quilômetros da sua casa, de maneira totalmente gratuita. 

Bom atendimento 
Além de conquistar novos clientes, é importante fidelizá-los e garantir que eles sempre voltem a comprar. Para isso, um dos diferenciais deve ser o atendimento: algo mais humanizado e mais próximo do consumidor. Tratá-los pelo nome, oferecer descontos e até presenteá-los com brindes farão toda a diferença no relacionamento e eles se sentirão especiais.

Seja presente e disponível
Outra maneira de conquistar clientes na vizinhança é oferecer horários alternativos de atendimento, inclusive aos finais de semana e feriados. Obviamente, isso demandará mais organização e horas de trabalho, mas, para quem está começando, dispor desse diferencial pode fidelizar clientes e trazer recompensas vantajosas em um curto período de tempo. 

Compre de fornecedores locais
Se você quer vender no seu bairro, nada mais justo do que consumir no mesmo local, não é mesmo? Além disso, é possível reduzir o custo, comprando de pequenos fornecedores. Por exemplo, se vai vender bolos, que tal negociar com um mercadinho local a compra de todos os ingredientes e receber um desconto mensal? Além de economizar, pode ser que você conquiste um novo cliente e que, mais para a frente, poderá até promover o seu negócio.

Ofereça vantagens para os clientes 
Por fim, e não menos importante, se você quer concentrar as suas vendas dentro da vizinhança, pense em vantagens exclusivas a esse cliente. Pode ser por meio de descontos ou um cartão fidelidade, por exemplo. São muitas ideias que podem ser colocadas em prática, dependendo do tipo de negócio, e que darão ao consumidor local a sensação de ser especial, o que, sem dúvidas, vai fidelizá-lo. 

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