Sem categoria

#UmaMãoLavaOutra

ONG mobiliza a sociedade para levar água e sabão para famílias pobres atingidas pela pandemia

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos é uma defesa básica de primeira linha, sendo uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação do novo Coronavírus. Mas, para milhares de famílias que vivem em comunidades e favelas, “lavar bem as mãos” não é tão simples quanto parece. 

Segundo a ONU, uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável e sabão. No Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em suas casas e para outros 20 milhões, o abastecimento de água é irregular (SNIS). O COVID-19 já chegou nas favelas e está se espalhando cada vez mais rápido. Mas sem água, como essas pessoas vão conseguir se proteger da contaminação?

Por isso, a organização social Habitat para a Humanidade Brasil, que trabalha pela promoção da moradia digna, lança sua segunda campanha de apoio às famílias mais pobres do país durante a pandemia. A campanha #UmaMãoLavaOutra pretende arrecadar R$ 138 mil e impactar pelo menos 30 mil pessoas por dia com a instalação de 100 pias comunitárias em comunidades de 9 estados do Brasil.

“A falta de acesso à água coloca milhares de pessoas em risco de contaminação pelo Coronavírus. Queremos dar condições para que 30 mil pessoas que vivem em comunidades e favelas possam lavar as mãos todos os dias. Acreditamos que a soma dos esforços de todos os atores da sociedade é absolutamente necessária e urgente para minimizar os impactos dessa pandemia para as populações mais vulneráveis desse país”, afirma Socorro Leite, Diretora Executiva da organização.

A campanha #UmaMãoLavaOutra é um financiamento coletivo em que qualquer pessoa pode contribuir. É só acessar o link e doar qualquer valor: https://www.catarse.me/umamaolavaoutra.

A pia comunitária

As pias comunitárias ficarão em pontos estratégicos da comunidade, para que os moradores possam lavar as mãos antes de usar o transporte público ao sair de casa e, ao retornar, possam se higienizar antes de entrar nas ruas e vielas da comunidade, e nas suas casas. 

A pia comunitária contará com uma cuba, torneira, dispenser com sabão e será ligada à rede pública de abastecimento de água, quando possível. Quando não for possível, soluções alternativas como instalação de caixas d’água serão utilizadas.

Elas serão construídas e instaladas através da articulação com parceiros em cada comunidade. As associações de moradores e as lideranças comunitárias locais serão mobilizadas e atuarão para determinar os pontos de instalação e ficarão responsáveis pela troca de sabonete líquido e pelo monitoramento/manutenção do equipamento.

As pias comunitárias serão instaladas em comunidades nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte e Lavras/MG, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Salvador/BA, João Pessoa/PB e Recife/PE.

Serviço:

Link da campanha
Doações a partir de R$ 15
Meta: 100 pias comunitárias para higienizar as mãos de 30.000 pessoas por dia
Abrangência: 9 estados do país

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil – Habitat para a Humanidade Brasil começou a atuar no país em 1992, motivados pela visão de que toda pessoa merece um lugar digno para viver. Desde então, já desenvolveu projetos sociais em 11 estados e apoiou mais de 87 mil pessoas na construção ou melhoria de suas casas, assim como no acesso à água potável em regiões de seca. A organização atua em espaços democráticos para propor e incidir por políticas públicas de acesso à moradia. Além disso, promove capacitações para fortalecimento de mulheres, jovens, lideranças e comunidades e, através de ações de voluntariado e mobilização, busca envolver a sociedade na luta pelo direito à moradia adequada. Dessa forma, a Habitat Brasil apoia famílias para que elas alcancem a força, estabilidade e autossuficiência necessárias para construir um futuro melhor. Fazemos parte da rede global Habitat for Humanity, presente em mais de 70 países. Para saber mais, acesse: https://habitatbrasil.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.