Comportamento Economia Geral Ondas do Bem Política Saúde

Se liga no corona!

Fundação lança selo ‘Fiocruz Tá Junto’ para validação de materiais de comunicação comunitária sobre Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz lançou, no dia 6 de maio, o Selo ‘Fiocruz tá junto’, parte da campanha de informação e comunicação sobre a Covid-19 ‘Se liga no Corona!’, voltada para a população moradora de periferias. Veículos de comunicação comunitária ou coletivos de periferias de todo o país podem submeter até três materiais, sendo eles produtos gráficos (digitais), sonoros (spots para carros de som e podcasts) ou vídeos que veiculem informações sobre o novo Coronavírus.

Para participar, o responsável precisa informar o nome da organização ou coletivo, inserir o link para site ou mídia social da sua organização e o link para acesso ao material que deseja validar – que deve estar hospedado em um repositório virtual e disponível para download.  A partir disso, o material de comunicação será analisado e validado por especialistas da Fiocruz. Se houver necessidade de correção, o coletivo será notificado por e-mail; caso seja aprovado, será retornado já com a inserção do selo ou vinheta ‘Fiocruz tá junto’. O link para o formulário está em destaque na página da Campanha Se liga no Corona! e pode ser acessado clicando na caixa “Submeta seu Material”.

Sobre a campanha

A campanha de comunicação ‘Se liga no Corona!’ tem como foco a prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. O conteúdo produzido pela campanha inclui rádionovelas, spots para carros de som, peças e vídeos para mídias sociais e cartazes e todos estão disponíveis para download no Portal Fiocruz e no site Maré Online. A iniciativa contou com a participação voluntária do cantor Nego do Borel que fez as chamadas, bem como cedeu trechos de uma das suas músicas mais conhecidas – ‘Me solta’ – para servirem de trilha para os produtos sonoros da campanha.

A iniciativa é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos! e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.