Agenda Comportamento Cultura Economia Educação Esporte Geral Ondas do Bem Política Saúde

8 de Março

Milhares de mulheres celebram o dia 8 de março no Parque do Ibirapuera

Maristela Ajalla

As mulheres literalmente foram às ruas no dia 8 de março. Cerca de 16 mil mulheres participaram da Corrida da Mulher SP, em dois circuitos 10 km e 5km. Em 2020, essa atividade esportiva bateu o recorde de participantes, já sendo considerada a maior corrida feminina do Brasil. Mulheres de todas as idades formaram esse pelotão feminino, que tem por objetivo fortalecer o papel da mulher na sociedade, em todos os segmentos. A taxa de inscrição da corrida será revertida para compra de material de ajuda humanitária aos desabrigados da Baixada Santista. Maria Silvania da Silva venceu a prova de 10 km e Daniela Lavignatti a de 5 km. A corrida também permitiu a participação de mulheres com deficiências, ampliando o público e promovendo a inclusão.

É importante ressaltar que a mulher encontra ainda muitas barreiras na sociedade brasileira. A mulher deficiente tem uma realidade de vida ainda mais vulnerável e com pouquíssimas oportunidades.

Foto ETC Notícias

A promoção deste megaevento foi do governo do Estado de São Paulo. O governador, João Doria, esteve no local em dois momentos: na largada da corrida e em visita aos estandes de serviços das empresas do governo e de parceiras que lutam pela valorização da mulher.

Bia Doria

A presidente do Fundo Social e primeira-dama do Estado, Bia Doria, falou com nossa reportagem explicando que este tipo de atividade permite que as mulheres conquistem mais respeito e igualdade de direitos. “Isso aqui é uma redução da desigualdade, esse trabalho todo que o governo está fazendo contribuiu muito para essa redução”.

Fafá de Belém
Foto ETC Notícias

Entre as artistas que estavam no local para os shows musicais, a cantora Fafá de Belém disse que “as mulheres precisam se abraçar mais, ter solidariedade e não rivalidade, que é o que prega o machismo”. Também participaram do show Laura Müller que respondeu dúvidas sobre a sexualidade, as cantoras Anavitória, Bebé Salvego, Luiza Possi, Leia Pinheiro, Paula Lima, Elba Ramalho e Claudia Leitte.  

Muitos serviços foram oferecidos pelas secretarias de Governo, como os do programa Mulheres de Peito com exames gratuitos de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O Espaço Saúde ofereceu ao público orientações sobre sarampo, febre amarela, testes rápidos de sífilis e HIV. Uma equipe profissional da Saúde tirou dúvidas do COVID-19 e das arboviroses: dengue, zika e chikungunya.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.