Comportamento Economia Educação Geral

Inovação

Alunos da UNISC apresentam projetos de inovação desenvolvidos com apoio da Philip Morris Brasil

Os alunos Daiane Aguiar Nunes (Engenharia de Produção), Fernanda Strassburger (Contábeis), Henrique Fernandes de Moura (Comunicação Social), José Henrique Brixius de Oliveira (Engenharia Civil) e Maria Luiza Eugenio (Engenharia de Produção), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), são os vencedores do Programa Pegasus. Eles apresentaram, no dia 1º de novembro, à diretoria da Philip Morris Brasil (PMB) o projeto de inovação que desenvolveram com o apoio da companhia.

O pitch day encerrou o Programa Pegasus, uma parceria inédita entre a PMB e a UNISC, lançada em agosto deste ano, com o objetivo de capacitar os estudantes de diferentes cursos para os desafios do mundo do trabalho, por meio da experimentação e troca de conhecimentos.

Foram selecionados 15 participantes, divididos em três grupos. Nas últimas nove semanas, eles trabalharam para encontrar soluções inovadoras em três diferentes processos de manufatura da PMB: gestão de peças (projeto vencedor), qualidade das matérias-primas e gestão de resíduos. Supervisionados e orientados por profissionais da empresa e por professores, a cada três semanas os grupos apresentavam uma prévia do andamento de suas ideias para a solução final.

Para o diretor de Manufatura da PMB, Alejandro Okroglic, a realização do Programa Pegasus foi muito positiva para a empresa. Em sua avaliação, os participantes apresentaram um nível muito bom de compreensão dos desafios propostos, havendo troca entre ambas as partes: a empresa com questões reais e os alunos com ideias e resoluções inovadoras.

“Essa parceria com a UNISC permitiu à PMB contribuir com a capacitação desses jovens profissionais para o mercado de trabalho. Fizemos questão de elaborar para o programa desafios alinhados com a grande transformação da empresa, totalmente comprometida com a inovação e a melhoria de nossas operações. Os resultados obtidos nos abrem a oportunidade de continuar com esse tipo de programa no futuro”, destaca Okroglic.

A reitora da UNISC, Carmen Lúcia Lima Helfer, lembra que o Programa Pegasus foi uma construção conjunta entre a Universidade e a PMB, em busca de capacitação disruptiva e mais alinhada com os tempos atuais, em que a inovação é o ponto alto do ambiente corporativo. “Para nós, é um privilégio abrir espaço para uma troca tão rica de conhecimentos e de experiências que, com certeza, muito agregam à formação de nossos estudantes. Realizar uma parceria com a PMB é uma grande honra. Nosso desejo é de que ela renda ainda mais frutos e propicie, cada vez mais, uma experiência única aos nossos estudantes”.

Apresentações e premiação

Os três grupos participantes se apresentaram no Auditório TecnoUnisc. Cada um deles teve 10 minutos para detalhar a solução proposta para o desafio trabalhado durante o programa. Após as apresentações, profissionais da PMB avaliaram os projetos e escolheram o grupo vencedor. Os cinco alunos vencedores do Programa Pegasus foram premiados com uma viagem a São Paulo, para participar da Silicon Valley Conference, maior evento brasileiro sobre as inovações desenvolvidas no Vale do Silício, referência mundial de tecnologia, inovação e startups, que será realizado no dia 30 de novembro.

Sobre a Philip Morris Brasil

Afiliada da Philip Morris International (PMI) que está liderando a transformação na indústria do tabaco para criar um futuro sem fumaça e substituir os cigarros por produtos sem fumaça, para o benefício de adultos que continuariam fumando, para a sociedade, para a companhia e para os investidores. Líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e venda de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos, a Philip Morris Brasil atua no País há 45 anos. A companhia está liderando uma transformação no setor para criar um futuro sem fumaça, substituindo os cigarros por alternativas sem fumaça que, embora não sejam isentas de riscos, são uma escolha muito melhor do que continuar fumando. Com áreas multidisciplinares em desenvolvimento, instalações de última geração e comprovação científica, a PMI visa garantir que seus produtos sem fumaça atendam às preferências dos consumidores adultos e aos rigorosos requisitos regulatórios, para benefício da sociedade, da empresa e de seus acionistas. O novo portfólio da PMI inclui tabaco aquecido e produtos que contém nicotina. A PMI estima que, em 30 de junho de 2019, aproximadamente 8 milhões de adultos fumantes em todo o mundo já tenham parado de fumar e migrado seu produto de tabaco aquecido, IQOS, que atualmente está disponível para venda em 48 mercados. Para mais informações, acesse os sites da PMI, PMIScience e www.pmi.com/markets/brazil/pt/science-and-innovation.

Fonte: Oboé Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.